11 Comentários
Avatar de User
Avatar de Marco Lopes

Eu queria deixar aqui um elogio ao Sérgio. Que treinador caramba.

O gajo em 5 anos soube sempre se adaptar perante os jogadores que tinha, e agora ainda estou mais de acordo com o António, que nos dizia no início da época que o grande desafio do SC esta época era realmente saber tirar o máximo proveito do talento, isso é que é trabalho de treinador ! Ontem podemos ver todo esse trabalho em campo, a forma como ele percebe e tem a capacidade de se adaptar ao adversário, ontem nem se notou a ausência de Uribe, e Luís Diaz ? Alguém fala dele ? viram o jogo do Pêpê a defesa direito ? Irrepreensível a atacar e a defender. Já para não falar da dupla F.Vieira e Vitinha, só quem não gosta de ver futebol é que não aprecia aquilo. Depois vem a intensidade que o SC conseguiu incutir nesta equipa, inesgotável, o Sporting parceria que tinha um muro e não dava para passar, seja por os lados seja pelo meio, impressionante. Isto para dizer que por mais que me custe admitir porque sou Benfiquista o Sérgio é muito bom treinador e vai ser ainda melhor.

Com esta qualidade e competência só posso lhe prever sucesso nos próximos anos e espero que possa chegar a grandes clubes europeus para nos provar isso.

Cumprimentos

Expand full comment
Avatar de Hugo Silva

Mais do que a eventual insistência num modelo que já foi descodificado pelo adversário, Amorim depara-se com a má forma de elementos que no ano passado foram simplesmente fundamentais. Não alinho na tese de que o Sporting só foi campeão porque descansou mais. Ganhou porque tinha um Pote a marcar a cada meia oportunidade, um Matheus Nunes superlativo, um Palhinha a encher o campo e um Porro a 100% fisicamente. Além de ter Nuno Mendes que combinava na perfeição com Nuno Santos. Neste ano o Porto foi melhor. Mas nem Sérgio Conceição passou a ser melhor treinador do mundo (não há muito tempo os próprios portistas vociferavam que ele não tinha argumentos para uma equipa como o Porto, era só garra e correria), nem Rúben Amorim passou a ser um flop teimoso de um só sistema. São ambos bons treinadores, sendo certo que Sérgio Conceição vai mais à frente na carreira e tem, necessariamente mais experiência. Em Conceição não gosto da recorrente alusão às arbitragens quando as coisas não correm bem. No ano passado, em todos os jogos que o Porto não ganhou lá vieram os queixumes. Neste particular, Amorim agradou-me mais, reconhecendo a superioridade do adversário. Mesmo na sua "semana Peseiro", mesmo que naturalmente aziado, conseguiu reconhecer mérito ao adversário. E Coates alinhou pelo mesmo discurso, falando na necessidade de análise do que a equipa fez mal. Faz falta este discurso. Para abafar o esgoto das propagandas clubísticas. De vencidos e de vencedores, que muitas vezes até conseguem ser piores

Expand full comment
Avatar de Paulo Neves

Passagem natural. O campeão é sempre o mais regular. Apesar das queixinhas, dos benefícios, dos casos e tudo o resto, é sempre o mais regular. Todos, sem exceção. Não há melhores nem piores. Não há os puros, hoje, e os que nunca merecem, amanhã. Por isso é que é uma prova regular. Senão, bastava uma torneio entre os melhores. E mesmo assim tinham de ser os mais regulares.

Enquanto não percebermos isto, enquanto andarmos distraídos com as newsletter e sound bites, não vamos a lado nenhum. É disto também que o Zé Castro também falou. O resto são tretas. E para o ano há mais.

Expand full comment
Avatar de Bruno

Sinceramente acho a declaração do Sérgio Conceição bluff. O SCP é fácil de entender e fácil de contrariar. Prova disso o facto do SCP ter sido "amassado" pelo Dortmund e Ajax. Só contra ataques bem conseguidos e alguma estrelinha (ausência de Haaland p.e.) fez não ter levado goleadas das antigas. Com o City o resultado fala por si. O Coates foi o jogador mais da época passada e talvez muito tenha contado os vários golos decisivos para lá dos 80minutos de jogo. Mas na tática do SCP os jogadores fundamentais são os alas. Só assim se passa de um 532 para 343 e para o 325 e vice versa. São eles que permitem a superioridade numérica nas várias zonas do terreno. São eles os dinamos da equipa. São eles que garantem o equilibrio nas transiçoes. Se calhar por isso Vinagre não joga. Uma nuance que o SCP utiliza muito é subir o Coates para pivot de construção à frente dos dois centrais e atras dos medios, fazendo os médios comportarem-se como médios alas por vezes. Ontem o FCP bloqueou o SCP nas alas. Evanilson e Taremi condicionavam a linha de passe para os alas, e Fabio Vieira condicionava essa possivel nuance de subida do Coates. Simples e eficaz e o SCP ficou sem ideias. Muitas vezes viu-se os centrais-laterias em progressão com bola para zonas interiores, "afunilando" a saida com bola.

Ao contrario de muitos (às vezes penso que sou o único) não embandeiro em arco com Amorim. Muito da postura do Ruben é fruto da estabilidade do SCP pós ataque à academia. É um clube mais tolerante com os resultados e exibições do coletivo. Além disso o forte investimento do SLB nas ultimas epocas ajuda a retirar essa pressão sobre os resultados e exibições do SCP e até do FCP. A própria critica da imprensa para com outros agentes contribui para a estabilidade do SCP. Se RA estivesse no Moreirense, após uma derrota contra um Vizela desta vida, dificilmente viria com o discurso que o treinador adversário tinha sido superior. Por isso acho RA mais fruto da circunstancia da atual estabilidade diretiva e associativa do que ele proprio a ter criado.

O SCP está no caminho certo a nivel diretivo, mas acho que se a nivel técnico continuar com este modelo de jogo previsivel habilita-se a não conquistar mais título nenhum. Como simpatizante do SCP, para mim, nem a enorme humildade do RA me entusiasma. RA tem que encontrar soluções para ser superior ao adversário, e não humildemente dizer que os outros treinadores foram melhores. A época passada houve muita estrelinha pós 80 minutos. Só o SLB de Trappatoni teve mais estrelinha, que me lembre assim de repente.

E muito sinceramente gostaria de um verdadeiro sportinguista ao leme destes jogadores.

Expand full comment
Avatar de João Lopes

E fica a questão, se fosse Sérgio Conceição a ser apanhado pela tv a insultar um jogador riva a meio do jogo o que lhe chamariam...? Seria de arruaceiro para cima, com horas e horas de programas a fazer um ataque de caracter. RA pode fazer e dizer o que quer, é sempre um santinho e ainda foi elogiado no final do jogo pela generalidade da crítica... Seguindo o critério que levou à suspensão de Nuno Santos, o Ruben Amorim também deveria ser castigado?

O melhor título para o jogo de ontem foi mesmo o do jornal A Bola: Quem ri por último ri melhor.

Foram 40 anos de Pinto da Costa com um Varandas que desta vez já não foi à sala de imprensa falar e a resposta à vontade de rir de Ruben Amorim que acabou com a resposta do enorme sorriso de Sérgio Conceição no final.

Expand full comment
Avatar de João Lopes

Será que o futuro campeão nacional, ainda com perspectivas de o ser com record de pontos, melhor ataque e melhor defesa da prova e com um recorde de invencibilidade, pode ainda salvar a época, AT?

Nunca vi falar-se em precisar de salvar a época sendo campeão, o grande objetivo de todos os clubes, menos ainda numa época destas com este domínio do F.C. Porto. A bitola agora será sempre essa? Para se salvar uma época não basta ser campeão? Ser camopeão é sempre ter uma boa época, pelo menos. Uma dobradinha então, e este domínio avassalador, é uma excelente época. A não ser que a supertaça e a taça da liga sejam agora as grandes competições a nível nacional. E se forem, então o Sporting fez uma época de sonho.

Uma aula de Sérgio Conceição a Ruben Amorim, principalmente na 2ª parte. Uma aula de estratégia. A forma como colocou a equipa bem posicionada, num bloco subido, impedindo o Sporting de conseguir sair da sua 1ª fase de construção. O que veio provar, uma vez mais, e para desgosto de muitos, que SC está um patamar acima de Ruben Amorim que está a começar e ainda tem muito a aprender.

A maior diferença de ambos é que RA, como referiu e bem, tem apenas uma forma de jogar. Não tem a mesma variabilidade táctica e capacidade de alterar o plano de jogo, nem domina tanto o lado estratégico como SC. Que, ao contrário do que afirmou o AT, tem um mérito tremendo esta época.

Um treinador que, começa a época a perder Corona e S. Oliveira, que faz de J. Mário um lateral de excelência e agora faz de Pepé, um extremo vindo de uma realidade sem rigor táctico, num lateral, que consegue lidar com várias ausências de Pepe, mantendo uma boa estrutura defensiva tendo um lateral como Zaidu, que ataca uma época com miúdos como F. Vieira e Vitinha, dando-lhes a consistência e a constância que lhes faltava para terem um lugar no onze e que perde um jogador absolutamente decisivo como era Luis Diaz, e vendo o Sporting a reforçar-se a meio da época e sem perder ninguém, ainda consegue dar a volta por cima e muda a forma do porto jogar, criando soluções e modelos alternativos como o 4x4x2 losango de agora, em que perde a tal profundidade que sempre lhe apontaram e dá mais pausa ao jogo e preenche mais o meio campo e trabalha mais o jogo posicional e jogo interior, um treinador que faz isto tudo, não é o principal responsável pelo mérito desta época?

Tem mais talento em relação à época passada? Como? Tem os mesmos jogadores que tinha, perdeu o Corona que foi o melhor jogador do campeonato em anos anteriores, perdeu um dos capitães e figura de proa da equipa em épocas anteriores, S. Oliveira, e perde o melhor jogador do campeonato, Luis Diaz que decidia muitos jogos.

O único jogador titular que não tinha na época passada é o Vitinha, que recordemos, não jogava no Wolves e passou de não jogar a ser titular a um nível destes.

Se isto não é um trabalho tremendo de SC ( mais um) então não sei o que é. Sim, porque RA com Bragança ( não joga pq RA não quer), Porro, Sarabia, Marcus Edwards, Pote tem muito pouco talento...

Expand full comment
Avatar de Emanuel Dantas

Pareceu-me que o Rúben Amorim em momento algum quis ganhar o jogo, quanto mais passar a eliminatória!

Expand full comment
Avatar de Cláudio Mafra

O FCP mostrou na 2ª parte ser muito superior e é um justíssimo vencedor deste eliminatória. Não pressionou a saída de bola do SCP na 1ª parte, deixou espaço na 1ª fase de construção e o SCP teve domínio consentido do jogo, na 2ª parte o SCP foi asfixiado pela pressão do FCP e desde cedo se viu que o jogo só podia dar vitória do FCP.

Quero só deixar aqui um reparo à atitude dos jogadores na 1ª parte, foram constantes as quedas forçadas/simuladas e as queixinhas ao árbitro. Na minha opinião é um sinal de mau profissionalismo que é dado. Na 2ª parte foi diferente e houve mais jogo, mais futebol e ainda bem porque foi manifestamente pobre a 1ª parte.

Expand full comment
Avatar de Alcides Correia

O Porto foi melhor de forma inequívoca no cômputo das duas mãos. Facto.

Ideias mais claras, mais frescura física, o que só vem dar razão aos que disseram que o Sporting foi campeão época passada porque não jogava a meio da semana. Facto.

Não serve de desculpa mas se o VAR ontem tivesse a rigidez que teve em Alvalade se calhar hoje estaríamos a falar de outra história...ou não.

Coates é carregado por Grujic com as duas mãos e braços impedindo o capitão do Sporting de se puder fazer a uma bola que a ele foi dirigida.

Eu achava bem que tivesse feito vista grossa se o mesmo tivesse sido feito também na primeira mão...além disso já neste fim de semana provavelmente vão ser marcados penaltis iguais a este de ontem e isso é que não pode ser, dois pesos e duas medidas.

As leis têm que ser iguais em todos os campos.

Não serve de desculpa mas...

Uma última nota:

Hoje joga-se em Camp Nou a meia final da Champions feminina e vai ser apitada por uma árbitro portuguesa.

Acho que merece uma referência já que os homens nem lhe chegam perto.

Expand full comment
Avatar de João Lopes

Mas este árbitro foi o mesmo da 1ª mão para ter a mesma forma de arbitrar? Ele não apitou lances a meio campo com mais intensidade que esse e ia alterar o critério só para marcar um penalti a favor do Sporting?

Mais desculpas ainda? Depois de dois jogos em que o Porto foi francamento superior ao Sporting não deixando qualquer tipo de dúvidas que é a melhor equipa em Portugal esta época?

Expand full comment
Avatar de Alcides Correia

Joao Lopes desculpas?

Não deves ter lido o texto todo.

Quem disse que o Porto não foi superior?

Remeto-te para o meu primeiro parágrafo porque não leste.

Que eu saiba as regras do futebol são iguais para todos os árbitros não sei...

O Porto foi de facto muito superior mas eu avivo-te a memória...recentemente estivemos a ganhar 0-2 no Dragão até haver aquela inversão na verdade do jogo...Taremi pisou Coates e o uruguaio é que foi expulso. Imagina que a expulsão tinha sido a correcta...qual seria o resultado do jogo? Vitória do Porto a perder 0-2 e a jogar com 10?

Pois...adiante.

Expand full comment