3 Comentários

Muito interessante a análise sobre a situação do Mbappé. Tenho algumas dúvidas sobre a possibilidade de ele ter o direito de rescindir o contrato já em Setembro. Do ponto de vista juridico se por um lado é claro que um clube não pode ostracizar um jogador como forma de pressão para que este renove o contrato, também não é menos verdade que o jogador não tem o direito a jogar as partidas oficiais/amigáveis (a não ser que esse direito esteja definido no contrato de trabalho enter o PSG e o Mbappé). A FIFA determina que o jogador poderá rescindir se não participar em pelo menos 10% das partidas oficiais (excluindo claro as situações em que essa não participação se deveu por, exemplo, a lesão ou castigo disciplinar). Porém, esta possibilidade só pode ser executada nos quinze dias posteriores ao ultimo jogo oficial do clube empregador.

No entanto, considerando que está em causa um litigio entre um jogador francês e um clube francês a questão muito possivelemente terá de ser decidida pelas autoridade francesas e não pela FIFA (se bem que os regulamente franceses devem ser semelhantes ao da FIFA), sem prejuizo do contrato de trabalho estipular algo distinto.

Julgo que vai ser a maior novela de Verão dos últimos anos (e a ver vamos ver se não irá continuar bem para lá do Verão)

Expand full comment

Não se trata de jogar ou não. Trata-se de estar isolado do grupo. E sim, há a carta de conduta assinada pela FFF e pelo Sindicato dos Jogadores.

Expand full comment