4 Comentários
Avatar de User
Avatar de Marco Lopes

Concordo completamente, enquanto as nossas equipas sem ser os 4 primeiros não começarem a disputar competições na Europa vai ser difícil, nós vemos um campeonato como o dos Países-Baixos e têm AZ, Feyenoord, Vitesse na Conference League. É isto que falta ao nosso campeonato, e esta nova competição até pode vir a ajudar os nossos pequenos como o Vitória e o Gil que para mim têm boas equipas e qualidade para jogar na Conference league. Será crucial ter o Gil e o Vitória na Conference league, pelo menos 1 dos 2 para ajudar no ranking do próximo ano.

Expand full comment
Avatar de Paulo Neves

No início de cada campeonato, aí até à décima jornada, é normal os teóricos profetizarem um campeonato bastante renhido, com grande qualidade e muitas surpresas. nessa altura, ou os três são acompanhados por outsiders ou, então, algum deles está muito mal. É sempre assim. Como assim é perguntar a quem se intromete no jantar a três se é para lutar pelo título ou ir à Europa. Nunca pela preocupação de fugir à despromoção. Coisa em grande. Depois é que são elas. Equipas curtas, lesões, disciplina, etc. Sempre a mesma coisa. Apete dizer, "vira o disco e toca o mesmo...".

Expand full comment
Avatar de Alcides Correia

Concordo em absoluto com o António.

Tirando os três grandes e o Braga, não temos nenhuma equipa que seja todas as épocas candidata aos lugares europeus. Tanto pode aparecer o Vitória como o Marítimo ou algum outsider tipo Santa Clara ou Gil Vicente.

Este Vitória e este Gil parecem-me equipas que podem perfeitamente fazer alguns pontos na próxima Conference League. Dava bastante jeito. A ver vamos.

Expand full comment
Avatar de Hugo Silva

A diferença entre os 4 primeiros parece-me conjuntural. Estrutural é o fosso entre esses 4 e o resto das equipas. É certo que o Braga ainda está num patamar abaixo de Porto, Benfica e Sporting, mas está bem acima de todos os outros clubes. E os três grandes vão mantendo uma supremacia que aumenta de ano para ano. O Porto, provavelmente, será campeão com mais de 90 pontos. E o Sporting será segundo com uma pontuação que daria para ser campeão, à vontade, nas épocas anteriores. Mesmo o Benfica terá uma pontuação relativamente elevada. A pontuação só parece baixíssima face à anormalidade dos pontos dos rivais. Não faz sentido o campeonato ser este passeio para os três grandes. Até porque não têm planteis tão fortes que o justifiquem. Se ainda fosse o Porto de vilas boas...

Este domínio nem para o trio do costume é bom. A falta de competitividade reflete-se nos jogos europeus. Quanto às outras equipas, nem se fala. Até a liga conferência, terceira divisão da Europa, parece inacessível.

Mas esta mentalidade vai demorar gerações a mudar. Porque 99% do povo é adepto dos três grandes...

Expand full comment