11 Comentários
Avatar de User
Avatar de Marco Lopes

Não posso estar mais de acordo, em fases a eliminar o dinheiro conta menos que por exemplo na fase de grupos em que mesmo que haja um jogo ou outro que corra mal ainda dá para enmendar. Tendo um bom grupo e uma boa estratégia os mais pequenos também podem chegar lá e é por isso que o Futebol é espectacular, temos um bom exemplo no Brasil com o nosso Abel, sempre outsider nos últimos 2 anos da Libertadores porque não tinha de longe o melhor plantel mas ganhou as 2.

Claro que é muito difícil fazer o que fez o Villareal ontem mas eles provaram que é possível de vez em quando fazer uma gracinha, há que dar mérito a esta equipa e ao treinador.

Expand full comment
Avatar de João Ferreira

Por acaso outro dia dei por mim a pensar na equipa do submarino amarelo e no facto de grande quantidade daqueles jogadores serem "reciclados" o lo Celso é um jogador brilhante que eles aproveitaram mas que a outros não servia..... Já dizia o wenger que quando queria contratar ia sempre ver as listas de dispensados do real, Barcelona, Juventus e por aí adiante....

Expand full comment
Avatar de António Tadeia

A questão é que não basta ver as listas. É preciso depois encontrar maneira de fazer a coisa bater certo. Há muitos casos de rejeitados dos grandes europeus em Portugal e poucos a dar certo.

Expand full comment
Avatar de João Ferreira

Sim! É preciso ter uma ideia de jogo e um plano e ver os rejeitados que podem servir... O Benfica aproveitou muito bem o Saviola, o scp o Schmeichel e o André cruz, o FCP o Aloísio ou o quaresma.... Mas há muitos exemplos ao contrário

Expand full comment
Avatar de Luís Rocha

Este ano será novamente o ano do Real Madrid. Tenho quase a certeza disso. Primeiro, pelo seu treinador, pela experiência dos seus jogadores e juntamente a isso, o crescimento dos mais novos. Acho que não lhe escapará depois do jogo de ontem. Por outro lado, adorei ver o Villarreal. Fez-me lembrar os tempos do grande submarino comandado pelo Riquelme, com grandes vitórias pela Europa.

Em relação ao Atlético de Madrid, penso que não terá a mesma sorte, mas a CL é isto! Puro jogo de imprevisibilidade.

Em relação ao dinheiro de clubes ingleses e os investimentos na Liga Inglesa, etc,etc, só tenho a dizer, "o que conta é lá dentro", como na velha gíria de futebol de rua. Boa análise aos clubes espanhóis António Tadeia. Até o Barcelona renasceu das cinzas, muito graças ao grande Xavi.

Expand full comment
Avatar de Josias Mártin Cardoso

A sua última frase diz tudo. O futebol é um jogo. Por mais que se tenha bons, jogadores, treinadores e até bons planos em 90 minutos tudo pode acontecer.

Expand full comment
Avatar de António Tadeia

Mas há maneiras de trabalhar para que aconteça de determinada maneira. A aleatoriedade não é total.

Expand full comment
Avatar de Diogo Garcia

Tudo está relacionado com o plano (curto, médio e longo prazo) dos clubes e da forma como conseguem vender essa ideia aos adeptos.

É muito complicado uma equipa que está habituada a ganhar títulos, dizer aos adeptos que durante 4 anos, o pensamento não é ganhar competições mas, construir um plantel e uma ideia de jogo. Por isso vemos em alguns dos clubes mais endinheirados, uma dança constante de treinadores, muitas das vezes com ideias radicalmente diferentes uns dos outros, o aue origina em plantéis com vários conjuntos de jogadores(de topo) que não vão adaptar-se à ideia do próximo técnico. Estes jogadores são em seguida emprestados ou vendidos e clubes de segunda linha, seja do mesmo campeonato, seja a outros de outros campeonatos.

O mérito deve também ser dado aos treinadores desses clubes de segunda linha, em conseguirem moldar o seu sistema de jogo aos jogadores que recebem dos empréstimos.

Expand full comment
Avatar de Alcides Correia

E só o Real Madrid vai ter a décima meia final em doze épocas...simplesmente notável .

Expand full comment
Avatar de Bruno

Peço desculpa mas discordo completamente. O investimento/dinheiro é 99.98% refeletido nas estatisticas. Mais posse de bola, mais remates, mais oportunidades. Com dinheiro e poder financeiro fica-se sempre mais perto de ganhar. As probabilidades aumentam consideravelmente, porque as estatisticas assim o demonstram. O resultado final não passa de um resultado final. Haja o dinheiro que houver será sempre dificil derrotar uma equipa ultra compacta e super defensiva. O Atletico de Madrid, pode sempre eliminar o City sem fazer sequer um remate à baliza. Mas as estatiticas tal como o orçamento dizem que o City é superior, mesmo que seja eliminada. Mas para mim o Atleti é o maior caso de estudo do futebol. Invariavelmente na La Liga tem menos posse que equipas bastante mais "fracas" financeiramnete, e até acho que este ano adotou uma postura mais ofensiva em relação aos outros anos. Numa Liga dos Campeões formato campeonato, o City o Liverpool e o Bayern acabariam sempre nos 3 primeiros. As restantes equipas estão a milhas destes coletivos, incluido o próprio PSG, na minha opinião.

Expand full comment
Avatar de João Lopes

António, este texto, de certa forma, contraria o que tinha dito ( e sim, fui rever para não estar a insistir num erro), de que o Villarreal seria uma super equipa. Como refere e bem é uma equipa com jogadores que não serviram para jogar na premier league alguns deles. O que demonstra que sim, é possível competir na champions com os gigantes. Não se pode é entrar de forma derrotista nesses confrontos como fez o Sporting esta época, e RA no seu discurso, que foi secundado por uma grande parte da nossa comunicação social, que falou em masterclass e que não dá para competir e que ser goleado é normal.

Repare, o Emery em momento algum colocou o Villarreal de fora ou de que seria impossível ou que já tinha sido bom chegar até onde chegaram. Pelo contrário, todos vaticinando que seria esmagado em Munique, ele disse sempre que ia para passar e que não significava nada apenas ter a glória de ganhar um jogo ao Bayern.

É possível sim competir, tem é que haver competência, ambição, planeamento, boa gestão para reduzir as distâncias mesmo com menos dinheiro.

Um bom exemplo disso ( e sei que não vai gostar do exemplo), é o F.C. Porto. Um clube que estava intervencionado pela UEFA e sem poder gastar muito, conseguiu dois quartos de final, e na época passada discutiu a eliminatória até ao fim com o que viria a ser campeão europeu. O Porto sem a regra do golo fora como há agora, teria ido a prolongamento e podia perfeitamente ter eliminado o Chelsea como o fez agora o Villarreal e como já tinha feito o Ajax.

É díficl? Claro. Mas impossível não. O Ajax, que é fora dos big 5 e com um orçamento menor, esteve a segundos de se qualificar para a final da champions com Liverpool e podia ter sido campeão da europa.

E falando em investimentos e de o Villarreal estar acima dos nossos grandes. Só para recordar ( e isto são dados do transfermaket), o Villarreal nas duas últimas épocas gastou menos do que gastou o Benfica só na época passada em que fez um investimento de 100 milhões em reforços.

O Ajax, na época em que chegou às meias finais, gastou 52,95M, o Porto na época passada gastou 22,73M o Villarreal esta época gastou 54,50M.

O que prova que não é apenas o que se gasta é como se gasta. E se falamos em experiência europeia, resultados e estatuto, o Villarreal nunca seria encarado como favorito numa eliminatória com F.C. Porto ou Benfica.

Expand full comment