2 Comentários
jun 6·editado jun 6

O risco de resultados combinados existe sempre, precisamente porque o futebol é uma competição, está integrado na sociedade, está longe de ser um exemplo de moral e bons costumes, não é impoluto, e também deve preocupar. Combinação de resultados, corrupção, tudo é um risco.

As regras europeias são compatíveis com limitações legais à liberdade de mercado, como existem em várias áreas. É possível uma vitória na justiça sim, mas não é uma garantia. Muito embora se fale de uma regra para manter o pequeno, pequeno, uma regra que o sistema politico gosta de manter e até advoga como único possível, mas há regras que limitam a liberdade económica de forma legal, principalmente quando está em causa o branqueamento de capitais.

O fair-play financeiro só existe porque o PSG e Manchester City quiseram ser grandes, depois de Málaga e Chelsea o terem tentado, o facto de o segundo ter tido sucesso e de um clube Francês ter tentado a hegemonia, ainda sem sucesso, mas tornando o PSG num verdadeiro adversário dos grandes da Europa e de Inglaterra, foi a única razão para o qual foi criada a regra.

A multi-propriedade deve ser impedida, mesmo legalmente e é possível, precisamente para defesa da integridade da competição e combate ao branqueamento de capitais, porque o fair-play financeiro e qualquer regra que exista para manter o grande grande e o pequeno pequeno, deve acabar.

Expand full comment

A qualidade e a clareza da informação deveria envergonhar muitos jornalistas encartados. Obrigado por continuares a partilhar conteúdo claro, objectivo, pertinente, histórico e informativo diariamente com todos nós! Abraço, estamos juntos!

Expand full comment