12 Comentários
Avatar de User
Avatar de André Oliveira

O Benfica precisa claramente de 2/3 anos para voltar a ser campeão! Quem vier nunca poderá ser para menos de 2/3 anos … o projeto terá de ser renovado e acima de tudo terá de ser moldado por estrutura e treinador … neste momento não existe projeto no Benfica ! As pessoas tem de perceber que estruturalmente o Benfica está de rastos … há que contratar urgentemente pessoas competentes , renovar o plantel e contratar um treinador com uma ideia compatível com o projeto … depois e dar tempo ao tempo , só assim poderemos ser novamente competitivos !

Expand full comment
Avatar de Filipe Russel

Olá António Tadeia, boa tarde. Acabo de ler o Último Passe e vou ouvir agora o Futebol de Verdade, portanto não sei se falou deste assunto. No entanto, gostava de ouvir a sua opinião relativamente a quais os jogadores do plantel actual deveria o Benfica manter, que melhor se alinhem à ideia de jogo de Roger Schmidt, caso se confirme a sua vinda na próxima época.

Expand full comment
Avatar de Paulo Neves

Não basta haver projeto, não basta anunciar um novo treinador antes da época acabar - no que é demonstrativo de desnorte presidencial -, não basta apregoar possíveis vendas, que não se concretizam, ou entradas, que nunca chegam. A bola precisa de entrar e sem isso pode vir o Papa que o clube continuará como sempre: a viver do passado glorioso sem futuro à vista.

Expand full comment
Avatar de João Lopes

Acima de tudo, vi um Veríssimo muito mais solto depois do jogo com o Sporting. A certeza de q o futuro fez com q se mostrasse mais e falasse mais da sua ideia e de futebol. Pena ser tão tarde. Até aqui era mais um autómato que debitava clichés e frasea feitas, provavelmente preparadas pelo departamento de comunicação. Não sabíamos nada do que pensava e o discurso era vazio de conteúdo e defensivo .

O próprio Veríssimo se deixou colocar nesse papel de interino ao deixar-se levar e ao não aproveitar para se mostrar desde o primeiro momento.

Perdeu uma oportunidade. Agora, demonstrou ser um treinador pragmático e realista, trabalhando com o que tinha.

O problema é q esta forma de jogar não serve para 90% dos jogos na nossa liga.

Expand full comment
Avatar de Jorge Pereira

De novo, tal como nos inícios desta e da última época, as expetativas vão estar elevadas para o Benfica. O Benfica é o clube financeiramente mais poderoso em Portugal e em teoria, tem capacidade para fazer essa revolução de plantel necessária de forma a existir adequação do mesmo às ideias de Roger Schmidt, assumindo que ele vai ser o próximo treinador. A qualidade do trabalho do treinador pode tornar o Benfica numa equipa que jogue com essa personalidade de equipa grande, como os adeptos pretendem. Por outro lado, há o Sporting que tem de garantir o acesso direto à Champions e conseguir manter a sustentabilidade do projeto, como reafirmou Rúben Amorim e há o Porto, que será campeão com a melhor equipa da era Conceição e que quererá manter para o ano, melhorando a a campanha na Liga dos Campeões.

Em agosto de 2021, o António afirmou que o Porto era a equipa com maior margem de progressão e isso verificou-se, como escreveu recentemente. E em relação à próxima época, qual é a sua opinião?

Eu vou para o Benfica, se se verificar a chegada de Roger Schmidt. E não vou para o Sporting por duas razões, intrinsecamente ligadas: a rigidez estrutural e, acima de tudo, nas dinâmicas, a que Rúben Amorim se parece manter fiel conectada à ideia do mesmo de trocar jogadores na mesma posição para obter coisas diferentes do jogo. E como penso que os jogadores não vão mudar, não antevejo grandes mudanças na forma de jogar.

Expand full comment
Avatar de Nelson Filipe Silva

Concordo com muito do que António Tadeia escreveu mas discordo claramente com o "persistir na vitimização com arbitragens" porque o que se passa todas as semanas quando o Benfica joga é por demais evidente e escandaloso. Ainda no ultimo jogo temos um cartão vermelho clarissimo, que seria assinalado em qualquer lado do mundo e em qualquer jogo. Não quero acreditar que se as cores das camisolas fossem invertidas, que o cartão vermelho seria mostrado, mas neste momento, já não posso desconsiderar essa hipótese. Repito o que já disse aqui várias vezes, os árbitros estão condicionados nos jogos do Benfica.

Já nem peço árbitros de campo estrangeiros mas pelo menos o VAR tem de ter árbitros estrangeiros (e no caso do VAR até é algo relativamente simples de se implementar, desde que se queira) e comunicações abertas entre os árbitros (VAR e de campo).

Só assim se pode caminhar para um jogo mais justo e com menos "erros".

Expand full comment
Avatar de António Tadeia

Pronto, há essa hipótese: os árbitros que eram bons quando o Benfica ganhou 11 troféus em 20 (de 2012 a 2017) deixaram de o ser quando o Benfica só ganhou três troféus em 20 (de 2017 a 2022). Desaprenderam. Curiosamente, 2017 foi o ano de introdução do VAR. Se calhar o que está mal é haver VAR. Será?

Expand full comment
Avatar de Nelson Filipe Silva

Os árbitros sempre se enganaram, são humanos. Com o VAR, esses erros deveriam ter diminuido consideravelmente. A realidade não é essa, os erros persistem e com o recurso ao VAR e as imagens televisivas, muitos deles são inadmissiveis (dei um exemplo no meu comentário).

Portanto reforço o ponto que transmiti no meu comentário. No minimo, árbitros estrangeiros para o VAR e comunicações abertas.

Qual é o receio? Se não funcionar, podem voltar ao sistema antigo. Mas, e se funcionar? É esse o receio? Que os erros diminuam e se torne evidente que os árbitros estavam condicionados? O receio é que o jogo se possa tornar mais justo?

Expand full comment
Avatar de António Tadeia

Tem razão no erro que aponta. Sarabia devia ter sido expulso. Como tem razão ao pedir a divulgação dos áudios entre VAR e árbitro de campo. Já o peço desde que há VAR. Já não alinho consigo nisso dos árbitros estrangeiros. Francamente não vejo necessidade e só o admitiria num lógica europeia, em que houvesse um “colégio europeu” de árbitros e eles fossem sempre nomeados, em todos os países, para jogos no estrangeiro.

Expand full comment
Avatar de Hugo Silva

Quando o Benfica era campeão com o Jonas a sacar uns penaltis, errar era humano? Quando o Sporting foi campeão com o jardel a marcar não sei quantos penaltis, incluindo um fantasma na Luz, errar era humano? Quando o Porto for campeão neste ano com o taremi a treinar para os mundiais de piscina coberta, errar é humano? Só vemos erros grosseiros quando perdemos, tendemos a ser super compreensivos quando ganhamos. Culpar os árbitros pelas sucessivas asneiras do Benfica nas últimas épocas, incluindo na elaboração dos plantéis, é retirar a responsabilidade a quem a tem efectivamente, legitimando mais uma série de erros ano após ano. Enquanto a desculpa dos árbitros servir de poeira para os olhos dos adeptos... Não acho coincidência que o Sporting tenha sido campeão num ano em que deixou de lado as queixinhas permanentes de perseguição dos árbitros. Há erros? Há. Alguns comprometem campeonatos? Já acho mais difícil, mas até encontro dois ou três exemplos em que Porto e Benfica (e só porque o Sporting não tem historial de jeito nas últimas décadas) ganharam a liga aqui e ali com um empurrãozinho que faltava. Mas também porque os adversários se espalhavam ao comprido. Só clamamos pela verdade desportiva quando perdemos. Quando ganhamos, não há liga mais transparente, com erros que acontecem em todo o lado. Abraço!

Expand full comment
Avatar de Hugo Silva

Veríssimo foi mais uma vez o bombeiro de serviço. E nessa função cumpriu os mínimos dos mínimos, se nem a segundo chegar. Não lhe deram condições para mais, nem o trabalho feito foi espetacular. Chegou aos quartos da champions, é certo, mas a equipa nunca atingiu exibições de grande nível. Bons apontamentos, apenas. O facto é que o Benfica vai ter que recomeçar do zero mais uma época e com a pressão de ganhar alguma coisa. É preciso resistir à tentação de, ao primeiro revés, empandeirar o treinador. É preciso tempo. Até no Sporting, apesar de ter sido campeão logo no primeiro ano completo de Amorim, o processo nem a meio vai, caso o objetivo seja conseguir alguma hegemonia. Embora não seja de desprezar o facto do clube ter estado na luta pelo campeonato nas últimas duas ligas. Há muito tempo que tal não acontecia. E foi coisa que o Benfica não fez, nunca esteve verdadeiramente a luta pelo título. O Benfica precisa de descer à terra para voltar a chegar mais alto. Enquanto andar a culpar arbitragens e fatores externos pelos insucessos, terá sempre uma âncora que o amarra ao fracasso.

Expand full comment
Avatar de Marco Lopes

Continuo a achar Veríssimo um bom treinador mas que não teve tempo para treinar nem planear uma época, nem foi ele que escolheu os jogadores,

deram-lhe a equipa e ele está a fazer o que pode.

Ele decidiu sentar j.mario e acho que é preciso ter caráter para o fazer, se calhar porque não treinava bem ou não vai com a ideia de jogo dele, ninguém sabe.

Certo é que ele deixou a equipa B em 1 lugar e quem sabe se não teria sido campeão se não tivesse pegado na equipa principal !? A 2 liga é competitiva e ele estava a fazer um trabalho extraordinário.

Eu penso que ele vai querer sair e começar o seu trajeto de treinador, e acho que tem tudo para ser mais um treinador de sucesso, pode ser que volte mais tarde, vamos ver.

Expand full comment