31 Comentários
Abr 18, 2022Gostado por António Tadeia

Não concordo em parte com o que diz. Concordamos de certeza que o que aconteceu no Dragão não foi bonito, o Portimonense abdicou de ser competitivo. Mas agora vejamos o outro lado da moeda. O Portimonense tem até hoje 7 jogos no Dragão, perdeu-os todos, incluindo já, obviamente, o de Sábado. Paulo Sérgio sabendo as limitações que tem na equipa, e reconhecendo que as probabilidades de pontuar no Dragão são muito diminutas, praticamente impossíveis, faz uma escolha, onde tenta jogar com as probabilidades, e ir buscar pontos onde as chances serão muito maiores. Na próxima jornada recebe o Moreirense em casa, e, mais uma vez reforço, não querendo prejudicar a equipa (que como escreveu no seu texto, estava limitada) não quis correr o risco de ter que encarar o jogo com o Moreirense igualmente com limitações (caso algum dos 4 jogadores amarelados no limite visse mais um amarelo). Paulo Sérgio não quis por causa do jogo do Porto, prejudicar o seu trabalho, e o jogo seguinte. Seria um "lose-lose", ao contrário do famoso "win-win".

Eu não consigo censurar Paulo Sérgio. O que mais posso dizer, é que ele fez as suas escolhas, o Portimonense apresentou-se no Dragão diminuído, é verdade, e no fim, ele assumiu total responsabilidade. Já Petit o tinha feito no passado, porque também foi na altura questionado sobre isso, mas a pergunta que eu deixo no ar, vai mais além.

Será que isto só acontece na Liga portuguesa? Eu acho que não. Eu tenho a certeza que não. Quando o calendário começa a fazer a apertar mais, quando nos campeonatos começa a haver mais pressão , e quando os clubes começam a ter os seus jogos decisivos, não será de certeza absoluta um mal português, e apenas da nossa liga, os treinadores terem que tomar decisões em defesa dos seus interesses, e das suas equipas. É para isso que lhes pagam, para tomarem decisões em prol dos seus clubes, e não em prol de um futebol bonito.

Expand full comment
Abr 18, 2022Gostado por António Tadeia

Só uma correção, o 1º golo do Taremi não foi de penalti... e sim, mandou calar quem o criticou. Não entendo a relevância de ter sido de penalti ou não para o seu texto, tanto mais que o 2º golo, este sim de penalti, nem foi sobre ele, e as criticas mais "racistas" que terão originado tal reação do atleta foram por, alegadamente, simular penaltis.

Expand full comment
Abr 18, 2022Gostado por António Tadeia

O AT no que diz respeito à sua atividade, o jornalismo, entende que os jornais desportivos pensem no seu próprio interesse, e escolham 1ªas páginas pelo alcance, olhando a interesses próprios e não ao bem comum de valorizar o desporto nacional mas já acha que o Paulo Sérgio faz mal em pensar no interesse do clube que lhe paga o salário em vez no interesse comum do que é melhor para o campeonato português. Dois pesos e duas medidas? É que no caso da imprensa desportiva é ainda pior porque supostamente esta deve obedecer aos princípios do rigor, isenção e imparcialidade. No caso do P. Sérgio ele é pago para ser parcial na defesa do interesse do clube que defende, colocando os interesses do clube à frente dos interesses do clube A, B e C. E, em consciência, tal como SC fez com o Lyon na 2ª mão da Liga Europa, o Paulo Sérgio decidiu apostar as fichas todas no jogo com o Moreirense que pode garantir a permanência. Se correr bem, foi uma boa gestão, se correr mal será uma péssima gestão. O mesmo se aplicaria a SC se perdesse no Bessa depois de poupar em Lyon.

Expand full comment
Abr 18, 2022Gostado por António Tadeia

Boa tarde António , já o sigo há bastante tempo , no entanto nunca participei/comentei porque via o essencialmente no Facebook e não queria entrar em guerras porque é impossível ter uma discussão saudável nessa rede social … deixo aqui uma sugestão , não sei se já fez alguma publicação nesse sentido , mas tendo em conta as palavras do Zé Castro da académica , para quando uma publicação sobre a competência de quem dirige os clubes ?

Expand full comment
Abr 18, 2022Gostado por António Tadeia

É comovente a compreensão dos adeptos quando a "palhaçada" (perdoem-me a expressão) é com a nossa equipa. Insisto, que pensariam os adeptos do Porto se o simulacro de jogo com o Portimonense fosse com o Benfica ou Sporting? E seria igual se fossem os outros. Mas ver exercícios de contorcionismo a defender a gestão magnífica do Paulo Sérgio... Repito:seria igual se fossem os outros. E por isso a nossa bola vai tão rasteirinha...

Expand full comment
Abr 18, 2022Gostado por António Tadeia

AT, pela lógia que aqui aplica...Então podemos dizer que o F.C. Porto desrrespeitou a Liga Europa quando poupou quase toda a equipa na 2ª mão com o Lyon? Ou que o Liverpool desrrespeitou a Champions ao rodar a equipa nos dois jogos com o Benfica?

Já vi vários ex-treinadores ainda ontem na TV a dizer que fariam exatamente o mesmo que P. Sérgio fez, porque o P. Sérgio foi contratado para defender os interesses do Portimonense e não os dos rivais na luta pelo título.

P. Sérgio assumiu a sua escolha, numa altura em que o jogo com o Moreirense poderá ser decisivo e garantir a permanência para o Portimonense, ele preferiu apostar todas as fichas nesse jogo, não querendo correr risco com nenhum dos jogadores ou tocados ou em risco de exclusão.

S. Conceição não fez o mesmo no jogo com o Lyon ao poupar quase toda a equipa?

De desconfiar seria se essa poupança fosse feito a meio da época ou no início com muitos pontos ainda em disputa. Neste caso estamos na fase decisiva da época e o treinador assumiu e justificou a sua escolha.

Não me lembro, e posso estar a ser injusto, de AT fazer um texto semelhante quando Petit , mais que uma vez, assumiu não apresentar a melhor equipa contra o Benfica.

Bem sei que na jornada em que o Porto dissipou as dúvidas sobre o novo campeão era preciso desviar as atenções para mais uma vez não se dar mérito ao F. C. Porto, mas começa a ser difícil.

Agora até SC já não tem tanto mérito como noutros títulos...A sério? RA só perdeu Nuno Mendes e recebeu vários reforços de peso, inclusive a meio da época. SC perde Corona, S. Oliveira e a meio da época ainda perde o melhor jogador do campeonato e acha pouco mérito comparando com outros anos? Foi ele que apostou numa equipa com Diogo Costa ( quando muitos o viam como 4ª opção na seleção), J. Mário, Vitinha, F. Vieira, 4 jogadores da formação e vai ser campeão enquanto outros planteis tiveram investimentos de mais de 100 milhões nas últimas duas épocas.

SC provou que não é só raça e grito, e jogo direto como muitos o tentaram menorizar nos anos anteriores. É, neste momento, o melhor treinador português da atualidade depois de Mourinho e não fica muito atrás dos melhores da Europa no que diz respeito ao lado estratégico do jogo.

Como sempre, só deverá ser reconhecido quando sair do F.C. Porto e deixar de ser conotado com o clube. É o país que temos. 40 anos a lutar contra isto.

Expand full comment
Abr 18, 2022Gostado por António Tadeia

Bom dia AT.

Quando ouvi a emissão do FdV no dia 6 de Agosto, acreditava que o SCP voltaria a ser campeão porque teria praticamente a mesma equipa e o FCP teria dificuldades em crescer se não mudasse o modo de jogar. Só prova que o António é uma pessoa coerente independentemente das críticas.

O jogo com o Portimonense, deu para entreter o público e compreendo a ideia do Paulo Sérgio apesar de a qualidade da equipa ser mais de 3° divisão, (lamentável).

Quem não se sente não é filho de boa gente. O Taremi respondeu aos comentários de provocação que lhe fizeram, não acho bem o que ele fez porque só vai continuar com o ódio entre clubites.

Como adepto portista, penso que todos os portistas se devem orgulhar de um presidente que fez muito pelo FCP e pela cidade, mas a mim pessoalmente envergonha-me o modo como ganhou certos campeonatos, concordo com o Vasco Baptista onde há fumo há fogo e acredito que se a justiça fosse cega muitos clubes teriam descido de divisão por corrupção.

Por fim, temos que dar os parabéns ao SC que este ano leva o FCP ao título nacional com um futebol muito positivo e por isso merece o título nacional.

Expand full comment
Abr 18, 2022Gostado por António Tadeia

Por acaso li as palavras do Zé Castro e se as pessoas não percebem desta forma é porque são mesmo ignorantes. Quanto às escolhas do Paulo Sérgio não me parecem acertivas.... É certo que mesmo com a equipa a top dificilmente o Portimonense iria fazer pontos no dragão, mas era mais bonito ir a jogo com o melhor 11 possível

Expand full comment

A partir do post de hoje dos castigos, apenas is subscritores pagos poderão comentar?

Expand full comment

Curiosidades:

- Sabem à quantas jornadas os jogadores do Portimonense estavam à bica ? Carradas delas.

- Lembram-se que os algarvios foram ganhar à Luz a seguir ao Benfica ganhar ao Barcelona?

Como não pactuo com este tipo de comportamentos seja contra que clube for, esta semana serei mais um adepto a torcer pelo Moreirense.

Expand full comment

E é de rir falarem em P. Sérgio facilitar com o S. Conceição...Ambos em confrontos passados foram expulsos por se pegarem um com o outro, vejam lá como o P. Sérgio facilita...

Expand full comment

Paulo Sérgio tem todo o direito de fazer as opções que entende como as melhores, mas não está imune à crítica. E neste caso não pode ser meiga. A exibição do Portimonense foi patética. As escolhas do treinador um Insulto aos adeptos. E espelha o muito que de mau os clubes e os próprios agentes do futebol fazem pela modalidade. No limite, sabendo os restantes clubes que dificilmente conseguem pontuar com os 3 do costume, deviam apresentar sempre equipas de segundas e terceiras escolhas. Afinal, poupavam os jogadores para os jogos que podem ganhar... É mais um tiro no pé no já de si cada vez mais desinteressante campeonato português. E esta postura do Portimonense, infelizmente, vem dar azo às teorias da conspiração. O que diriam os adeptos do Porto se fossem Benfica ou Sporting a usufruir desta prenda oferecida por um clube com o qual mantém negócios, digamos assim, meio esquisitos e que nunca sequer empatou nas Antas? O campeonato já estava desportivamente decidido antes deste jogo, mas os clubes fazem questão de ajudar ao descrédito da competição. Depois da ridículo B Sad-Benfica, mais este simulacro de jogo para incendiar as propagandas clubísticas. Vender isto a público internacional? De borla é caro...

Expand full comment

Para resumir precisamos de muitos Zé Castros.

O António ontem no Twitter deixou uma frase e eu tornei-a na minha hashtag favorita.

#ozecastroequesabe

Abraço

Expand full comment

Sou o que se chama portista de gema, mas não podia estar mais de acordo. O que se tem passado esta época espelha uma falta de respeito pelo futebol que decorre de uma desorganização que torna tudo possível. Não retira mérito ao campeão - que o é jogando nas mesmas condições que todos os outros - mas ao campeonato português. E isso, a curto prazo, será inevitavelmente fatal.

Expand full comment

Aliás, eu até vou corrigir-me a mim próprio, eu referi-me a este tema como um "mal" mas no fundo nunca será mau tomarmos decisões com vista a proteger as nossas equipas. Em qualquer trabalho, sobretudo quando feito em grupo, por vezes, a chefia toma decisões mais difíceis, mais complicadas, em sua defesa, e do grupo. E no fundo foi isso que aconteceu no Sábado. Eu, como o António Tadeia, não sou adepto, de todo, das teorias da conspiração. Tento fugir delas.

Expand full comment