4 Comentários

Os projetos em clubes médios são sempre estáveis quando as bolas entram, mais do que as dos adversários, e somam pontos de forma a garantir a manutenção. Paulo Sérgio sempre mostrou ser um treinador competente. Mesmo quando passou pelo Sporting, depois de uma época fantástica no Vitória de Guimarães. sabe organizar equipa, obter o máximo dos jogadores que tem ao dispor e potencializar outros, de forma a serem mais valias. Já o Tondela esteve quase sempre na linha dos aflitos, a escapar às descidas nas últimas jornadas. A sorte não dura sempre. Percebeu-se este ano, em particular, o desequilíbrio existente no plantel beirão. Tenho dúvidas se o Pako conseguiria manter a equipa na I Liga.

Expand full comment

A realidade dos factos é que tirando aquela anormalidade já mais que discutida do jogo do Dragão, Paulo Sérgio tem feito aquilo que qualquer direcção dum clube como o Portimonense pode pedir ao seu treinador: salvar a equipa da descida e cereja no topo do bolo, fazer evoluir e rentabilizar jogadores para potenciar a venda e, sejamos sinceros, um clube como o algarvio fazer 15M em vendas numa época não é assim muito normal.

Próxima época lá vem mais um japonês e 3 ou 4 brasileiros para que Paulo Sérgio possa fazer o milagre que fez com Beto por exemplo, que até à lesão que teve, fez uma época fantástica na Udinese.

Expand full comment
Mai 18, 2022·editado Mai 18, 2022

Excelente exemplo daquilo que deve ser os projetos desportivos dos clubes. Acho um erro mudar o rumo do nada apenas por meia dúzia de jogos menos conseguidos por parte das equipas.

Projetos de 2 ou 3 anos, corre bem continua corre mal então vai á sua vida, como foi o caso agora no SC Braga.

A questão do jogo com o FC Porto é simples, tomou uma decisão como treinar que lhe correu super mal, contra um adversário extremamente competitivo, levando assim um banho de bola. Certamente o treinador do Portimonense, que assumiu a sua posição, deve-se hoje arrepender de tal decisão e irá corrigir no futuro.

Expand full comment

Do alegado jogo do Dragão e das explicações serôdias de Paulo Sérgio já tudo se disse. Mas exceptuando essa situação - em que esteve muito mal - Paulo Sérgio tem feito trabalho meritório no Portimonense. Sem brilhantismo, é certo, mas sem sobressaltos e sem dramas, potenciando jogadores que permitem à sad receitas interessantes. A estabilidade ajuda. Em si mesma, não é um bem absoluto, há vezes em que o divórcio é mesmo o melhor caminho, mas em Portugal abusa-se da chicotada. Os resultados são sempre para ontem. E mesmo que se consigam bons resultados, como Mário Silva no Santa Clara, a permanência no cargo não é garantida. Para as equipas, mais difícil do que manter-se na primeira liga é subir na segunda. Antevejo que o projeto B Sad entre numa espiral de decadência que conduzirá à sua extinção. E que o Tondela tenha de fazer tudo para subir já ou entra num ciclo de segunda liga do qual é difícil sair. Agora, se fosse adepto do Tondela, trocava a permanência por uma vitória na taça? Acho que preferia ganhar a taça. Por mais conjuntural e imediata que fosse a alegria.

Expand full comment