António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
Dérbis non-stop
Data Journalism

Dérbis non-stop

O calendário caprichou e vai dar-nos dois dérbis seguidos entre Benfica e Sporting. Algo que só aconteceu oito vezes na história e que só em duas favoreceu sempre a mesma equipa.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
abr 02, 2024
∙ Pago
12

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
Dérbis non-stop
Partilhar
Morita e Hjulmand contra Florentino e João Neves na luta a meio-campo do último dérbi na Luz (Foto: Facebook Liga Portugal)

Palavras: 1529. Tempo de leitura: 7 minutos

Benfica e Sporting defrontam-se hoje e no sábado em dois jogos extremamente importantes para o futuro das duas equipas na Taça de Portugal – este então é mesmo decisivo – e na Liga. Esta será apenas a nona ocasião em toda a história do futebol na qual estas duas equipas têm dois ou mais jogos consecutivos uma contra a outra – e a segunda vez que isso acontece nos últimos 50 anos. O Benfica entra em desvantagem, de um golo na Taça de Portugal e de um ponto (com mais um jogo) na Liga, pelo que necessitará mais do que o Sporting de um pleno de vitórias nas duas partidas. E se o normal é todos acharmos que o desfecho do primeiro jogo pode influenciar o segundo, porque moralizará uma equipa e deixará a outra a duvidar das suas capacidades, a verdade é que a repetição de vitórias em dérbis consecutivos e com poucos dias de intervalo é coisa rara: o Benfica só a conseguiu uma vez, em 2019, mas mesmo aí acabou por perder um dos objetivos, enquanto que o Sporting a logrou em três situações, mas a última já foi há 70 anos, em 1954. Em duas destas três situações, porém, as séries tiveram mais de dois jogos - a única vez que o Sporting fechou uma sequência de dérbis 100 por cento vitorioso foi em 1919.

Os meus dérbis

Os meus dérbis

António Tadeia
·
December 3, 2021
Read full story

Este artigo é um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Avalie a hipótese de subscrever ou de mudar o seu plano de assinatura para continuar a ler, apoiar o jornalismo independente e passar a receber outros textos deste género.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar