Vamos adivinhar os resultados
Durante o Mundial, os subscritores do meu Substack, sejam vocês Premium ou Gratuitos, têm acesso a um concurso de previsão de resultados. Eu vou participar. E ganhar-me não será difícil.
Está aí o Mundial e todos os adeptos de futebol terão os seus favoritos, a suspeita de que a prova pode correr melhor a uma ou outra equipa, a noção de que uma seleção está imparável e outra está destinada a surpreender pela negativa. Todos achamos que sabemos o que vai acontecer em cada jogo antes de verdadeiramente acontecer - bem, eu nunca achei isso, apesar de até ter ganho o concurso de previsões interno do Expresso em 1990, mas isso para o caso é irrelevante. O que importa é que decidi abrir um mini-campeonato de previsão de resultados no SuperBru, um site que permite a criação deste tipo de grupos, e resolvi abri-lo a todos os subscritores do meu Substack, sejam vocês Premium ou gratuitos.
Como funciona o concurso?
Antes de cada jogo, poderão inscrever no site ou na app do SuperBru a vossa previsão de resultado. Cada resultado exato no vencedor e nos golos vos valerá três pontos. Cada resultado aproximado vos valerá um ponto e meio. “Como assim, aproximado?”, já vos estou a ver a perguntar. A definição de “resultado aproximado” no SuperBru é simples. Têm de acertar no vencedor (ou no empate, em caso de empate) e, das duas uma: ou falhar só por um golo ou, falhando por dois, acertar na diferença de golos. Isto é, se Portugal ganhar por 2-0 ao Gana, no seu primeiro jogo, um resultado aproximado será o 1-0 ou o 2-1, mas também o 3-1. Se o Qatar empatar a uma bola com o Equador no jogo de abertura, um resultado aproximado será o 0-0 ou o 2-2. Mas nem têm de se preocupar com isso, que o site faz as contas por vocês.
Continuemos: se num jogo acertarem no vencedor - ou no empate - mas não satisfizerem os critérios para terem um “resultado aproximado” recebem um ponto. E se falharem tudo, recebem zero pontos. “Então e se eu me esquecer de colocar a previsão antes de o jogo começar?”. Nesse caso, têm direito a cinco previsões por defeito em todo o torneio. “E o que é uma previsão por defeito?” É a previsão que for mais comum a todo o grupo, o score arriscado por mais jogadores. Os primeiros cinco esquecimentos serão cobertos. Daí para a frente somam zero pontos nesse jogo.
E há prémios?
No final do Mundial, o vencedor do mini-campeonato receberá uma subscrição Premium anual do meu Substack e, querendo, participará comigo, por via remota, na primeira emissão do Futebol de Verdade após a final do Mundial, para poder descrever a experiência. O segundo classificado vai receber a mesma subscrição, mas por seis meses. O terceiro terá direito a três meses de subscrição Premium. E todos os outros que se destacarem, do quarto ao décimo lugares, terão um mês de subscrição Premium sem pagar. “Então e se eu já for subscritor Premium e ganhar o prémio?” Pois bem. Se isso acontecer, a vossa subscrição estender-se-á pelo período que ganharem sem vos ser cobrado mais um cêntimo.
Tenho de ser subscritor para participar?
Não vou andar a controlar se há pessoal a inscrever-se no concurso que não seja subscritor Gratuito ou Premium do meu Substack. Não tenho tempo nem vocação para isso. Mas para receberem os prémios finais terão de ser pelo menos subscritores gratuitos, porque eles serão creditados num endereço de E-Mail que tem de lá estar registado. Portanto, se por acaso estão a ver este post nas redes sociais e ainda não são subscritores, o que têm a fazer é a subscrição. É simples. Podem fazê-la no botão abaixo:
Posto isto, aqui fica mais uma vez o link para poderem inscrever-se no concurso e para começarem já a fazer contas aos primeiros resultados:
E agora é jogar. Bons palpites!
App de inscrição está a dar erro.