Uma dupla no sorteio
O Benfica juntou-se ao Sporting na Liga dos Campeões. O sorteio é hoje à tarde e tanto pode correr muito bem como muito mal. E isto não é válido só na perspetiva desportiva, mas também na logística.

Palavras: 2276. Tempo de leitura: 13 minutos (áudio no Telegram).
O Benfica ganhou por 1-0 ao Fenerbahçe, graças a um golo de Aktürcoglu, o atacante turco que esteve prestes a mudar-se para o adversário antes da eliminatória, e juntou-se ao Sporting na fase de liga da Liga dos Campeões, cujo sorteio vai decorrer hoje, às 17h, no Fórum Grimaldi, no Mónaco. As Águias entram no Pote 2, os Leões no 3, ainda que daí não venha assim grande diferença, uma vez que cada equipa vai ter dois adversários vindos de cada pote, incluindo o seu. A maior implicação para as equipas da posição relativa que ocupam no sorteio tem que ver com o dinheiro que vão receber através do pilar valor, uma das chaves da distribuição das receitas: o Sporting, 23º da tabela à partida, recebe 14 unidades, enquanto que o Benfica, que é 13º, receberá 24. Estes valores serão mais à frente complementados com os que vierem da performance desportiva. Quanto ao sorteio propriamente dito, ele tanto pode vir a ser bom como mau. Desportivamente, as equipas portuguesas podem ter que defrontar Paris Saint-Germain, Bayern Munique, Arsenal, Atlético Madrid, PSV Eindhoven, SSC Nápoles, Athletic Bilbau e Newcastle United – o que seria um sorteio complicado quando se pensa na necessidade de somar pontos –, mas também podem vir a ser agraciadas com uma lista de adversários formada por Inter Milão, Borussia Dortmund, FC Bruges, Villarreal CF, Slavia Praga, Olympiakos, Pafos FC e Kairat Almaty. Certo é que não podem ser sorteados contra equipas do seu próprio país – o que no caso dos seis ingleses reduz logo bastante as probabilidades – e, no máximo, defrontarão dois oponentes de cada associação. A questão é que, com calendários tão atrofiados como os do futebol de hoje, há adversários que se tornam complicados também à conta das distâncias a percorrer e das diferenças de fuso horário ou das condições climatéricas a enfrentar. O frio de Bodo, 3.500 quilómetros para Norte, já no Círculo Polar Ártico, não é recomendável em Janeiro, mês em que as temperaturas máximas ainda são negativas (-4º, em média). Almaty, a casa do Kairat, além de ser mais longe (6.900 quilómetros em linha reta), não é muito mais quente no primeiro mês do ano (a máxima é de dois graus negativos) e uma deslocação até lá implicará ainda a necessidade de adaptação a quatro horas de diferença no fuso horário. Mas enfim, vai ser sorteio e ninguém há-de ficar com todos os bombons nem com todas as pedras no caminho.
Conversa de elevador
Bruno Lage ficou deliciado com uma pergunta que lhe fizeram na conferência de imprensa que se seguiu ao Benfica-Fenerbahçe, a propósito da articulação da pressão do seu trio mais avançado. Foi a ponto de dizer que já ia satisfeito para casa, mas deu a resposta do costume: “Foi mérito dos jogadores”. “Tínhamos três objetivos muito claros neste mês de Agosto: vencer a Supertaça, garantir a qualificação para a Liga dos Campeões e temos de vencer em Alverca”, sintetizou o treinador do Benfica.
O treinador adversário, José Mourinho, em contrapartida, pareceu ao mesmo resignado com a superioridade da equipa portuguesa e revoltado com a realidade em que está metido. “Na globalidade, passou a melhor equipa”, disse o técnico do Fenerbahçe, que ainda deixou escapar que já nem se lembra há quantos anos a sua equipa não ganha a Liga turca.
Pablo Rosário, médio dominicano que Francesco Farioli conhece bem da sua passagem pelo OGC Nice, já está no Porto e deve ser hoje oficializado como reforço dos Dragões. A caminho pode ainda estar Jakub Kiwior, defesa polaco do Arsenal. Durante o dia de hoje se verá.
Rafael Lobato, extremo brasileiro de 19 anos, é o novo reforço do Rio Ave. O jogador vem do Botafogo, em cuja equipa principal se estreou neste ano de 2025, e assinou contrato por quatro anos. No AFS foi apresentado o avançado Tomané, que o treinador José Mota já tinha tido ao seu serviço no ano passado no Farense. Oficiais são já também as entradas do médio Daniel Júnior (ex-Portuguesa) no Nacional, do avançado Luís Semedo (ex-Juventus sub23) no Moreirense e do médio Lincoln (ex-Hull City) no FC Alverca. O primeiro e o terceiro vêm com cedência do passe, o segundo por empréstimo do Sunderland.
Ruben Amorim pediu desculpa aos adeptos do Manchester United pela derrota em Grimsby, na Taça da Liga. “A melhor equipa ganhou, a única equipa que estava em campo. Os jogadores falaram muito alto hoje”, disparou o treinador português. O futuro de Amorim no United é, compreensivelmente, o tema do dia nas páginas de desporto da imprensa britânica. A esse respeito, vale a pena ler a reflexão de Jonathan Liew no The Guardian: “Is Amorim the only one treating United as a football club?” (há link aqui).
Fábio Silva está confirmado no Borussia Dortmund. Os alemães vão pagar 22,5 milhões de euros (mais quatro em objetivos) pelo avançado do Wolverhampton, acabando por vencer a corrida, mesmo depois de ter sido aventada a hipótese de nela entrar o Milan.
Em Itália, aliás, continuam ao rubro as novelas de mercado. A Juventus já sabe que o Paris Saint-Germain quer 60 milhões de euros por Kolo Muani e dava-lhe jeito vender Vlahovic para ir buscar o francês. Caso contrário, o dinheiro escasseia. O problema é que o Milan, que andou ali entre Harder e Vlahovic, também não tem dinheiro para o sérvio – e entretanto desistiu do dinamarquês, que o Sporting só soltava quando garantisse Ioannidis, do Panathinaikos. O Milan vai agora virar-se para o francês Nkunku, por quem o Chelsea pede um mínimo de 35 milhões – e quer chegar aos 40. O mais certo, portanto, é o Milan acabar por se contentar com Dobvyk, ucraniano que pode chegar emprestado pela AS Roma, onde passou a suplente desde que lá chegou o treinador Gasperini.
Vagiannidis ainda agora chegou ao Sporting e já tenta mostrar muita ambição. “Se somos bicampeões, queremos ganhar o terceiro campeonato”, disse o lateral grego à BetanoMag. “O nível é muito mais alto do que na Liga grega. Foi por isso que dei este passo, para evoluir a nível pessoal”, completou.
Está de greve, mas tem de trabalhar. Alexander Isak, o avançado que recusa treinar com a equipa do Newcastle United, por lhe ter sido recusada a transferência para o Liverpool FC, foi convocado por Jon Dahl Tomasson para os jogos de qualificação para o Mundial que a Suécia vai fazer em Setembro, com o Kosovo e a Eslovénia.
Dentro do campo
O Benfica não foi a única equipa a carimbar ontem a presença na fase de liga da Champions. Já se esperava que por lá estivessem o FC Bruges e o Qarabag FK, que tinham ganho os jogos da primeira mão – e se ambos confirmaram a presença, fizeram-no de formas radicalmente diferentes. Os belgas trucidaram o Rangers por 6-0, graças a golos de Seys (dois), Tresoldi, Vanaken, Stankovic e Tzolis, sendo certo que os escoceses alinharam com um homem a menos desde o minuto 8, por expulsão de Aarons. Os azeris tiveram de sofrer um pouco: tinham ganho por 3-1 ao Ferencvaros em Budapeste, mas ontem perderam por 3-2. O cabo-verdiano (nascido no Algarve) Leandro Andrade marcou um golo e fez a assistência para o outro, de Zoubir. No outro jogo, o FC Copenhaga confirmou o favoritismo que trazia do empate na Suíça, batendo em casa o FC Basileia por 2-0. Cornelius e Moukoko marcaram os golos da equipa dinamarquesa. Tal como o Fenerbahçe, os outros derrotados seguem para a Liga Europa.
A equipa feminina do SC Braga superou a meia-final da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, derrotando em Milão as islandesas do Valur, por 3-1. Hlynsdottir, Lewis e van de Ven marcaram os golos das bracarenses. A equipa portuguesa jogará no sábado com o Brann, da Noruega – que venceu o Inter por 2-1 na outra meia-final – por uma vaga na terceira pré-eliminatória, fase em que já está o Sporting. O Benfica, campeão nacional, tem presença certa na fase de Liga.
O escândalo do dia chegou de Inglaterra, onde a vida está cada vez mais difícil para Ruben Amorim. Ontem, o Manchester United foi eliminado da Taça da Liga pelo Grimsby Town, uma equipa da League Two, que é o quarto escalão do país. O Grimsby chegou a 2-0 na primeira parte, o United reagiu na segunda, empatou ao minuto 89, mas depois baqueou nos penaltis, por 12-11. Mbeumo falhou a cobrança decisiva. Fulham, Brighton e Everton também seguiram ontem para a ronda seguinte.
O Bayern Munique também sofreu mas seguiu para os 16 avos de final da Taça da Alemanha, ganhando por 3-2 ao Wehen, da 3. Bundesliga. Os campeões chegaram aos 2-0, mas depois a equipa de Wiesbaden empatou e só um golo de Harry Kane, aos 90+4’, impediu que o jogo fosse para prolongamento.
O Brann, da Noruega, e o Sparta Praga, da Chéquia, seguiram para as fases de liga da Liga Europa e da Liga Conferência, respetivamente. Os noruegueses impuseram-se por 4-0 ao AEK Larnaca, em Chipre, depois de terem vencido em casa pela margem mínima, e os checos foram batidos na Letónia pelo Riga FC, por 1-0, mas fizeram valer os dois golos de vantagem que já traziam da primeira mão.
O Cruzeiro ganhou por 2-0 ao Atlético Mineiro na MRV Arena, em partida da primeira mão dos quartos-de-final da Copa do Brasil. Fabrício Bruno e Kaio Jorge marcaram pela equipa de Leonardo Jardim, que a 11 de Setembro defenderá esta vantagem no Mineirão. Em boa posição ficaram igualmente o Corinthians, que ganhou em Curitiba ao Athletico Paranaense por 1-0 (golo de Gui Negão), e o Botafogo, que empatou a uma bola com o Vasco da Gama na condição de visitante. O ex-benfiquista Arthur Cabral marcou o golo do atual campeão brasileiro, tendo Jair empatado para o Vasco.
Hoje
O foco do dia vai para os jogos do SC Braga e, sobretudo, do Santa Clara, na disputa das vagas na Liga Europa e na Liga Conferência. Os Arsenalistas vão receber o Lincoln Red Imps (20h, na Sport TV1), mas já se adiantaram por 4-0 na primeira mão e dificilmente deixarão fugir a fase de liga da Liga Europa. Na Liga Conferência, a tarefa dos Açorianos é bem mais complicada, pois defrontam em Dublin o Shamrock Rovers (20h, Sport TV2), com a necessidade de reverter a desvantagem de um golo que levam do primeiro jogo. A jornada da Liga Europa inclui onze jogos, começa no KuPS-Midtjylland, às 16h, e conclui-se precisamente com o SC Braga-Lincoln Red Imps. Pelo meio, às 17h, terá o sorteio da Liga dos Campeões, com transmissão na Sport TV+ e na DAZN 1. A essa hora começa também a ronda da Liga Conferência, que tem 23 jogos previstos e vai igualmente até às 20h. E tem início a primeira jornada da Liga Saudita. O Al Ahli é o primeiro dos candidatos ao título a entrar em ação: joga às 19h com o Neom SC, um dos recém-promovidos. Após as emoções da ronda europeia, o dia encerra com o último jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Copa do Brasil, o EC Bahia-Fluminense, que começa às 23h30.
Eu nem gosto de futebol
Um show de Neemias Queta, autor de 23 pontos, 18 ressaltos e uma assistência, permitiu a Portugal começar a ganhar no Europeu de basquetebol. A seleção nacional venceu por 62-50 a República Checa e fica a uma vitória (em mais quatro jogos) do apuramento para os oitavos-de-final da prova. A equipa volta a jogar amanhã, com a Sérvia, em princípio o mais inacessível dos adversários desta fase.
A UAE, de João Almeida, ganhou o contra-relógio coletivo que compôs a quinta etapa da Volta a Espanha, com menos oito segundos que a Visma, cujo segundo lugar mesmo assim permitiu a Jonas Vingegaard recuperar a camisola vermelha, que por ali é símbolo de líder da prova. A vitória foi o suficiente para que um trio da UAE se colocasse, a par, no segundo lugar da geral, antes do dia em que a Vuelta vai entrar na alta montanha. O dinamarquês aborda a sexta etapa, 170 quilómetros entre Olot e Pal, em Andorra, com oito segundos de vantagem sobre o trio composto por Juan Ayuso, João Almeida e Marc Soler, todos da UAE. A etapa de hoje terá duas contagens de montanha de primeira categoria, uma das quais a coincidir com a chegada, e tem direto no Eurosport 1 a partir das 13h45.
No ténis, o último português presente no US Open, Nuno Borges (41º do ranking ATP) vai discutir na próxima madrugada, em condições normais a partir da 1h30, o acesso aos 16 avos de final da competição. O adversário é complicado: trata-se do norte-americano Tommy Paul, 14º do ranking mundial. O torneio estará a passar no Eurosport 1, pelo que em princípio é aí que pode ver o jogo.
Do Discord
“Não acho possível [Queta repetir contra a Sérvia os 18 ressaltos ganhos no jogo contra a Chéquia]... Mas também não achava ele marcar de três pontos e, Guess what? Foram os primeiros pontos do jogo”.
AFFA, na sala #Outras modalidades
Para ler
High hopes to hopeless – how West Ham lost their soul, análise de Matt Law, no The Telegraph, aos dez anos desde o encerramento de Upton Park e a promessa de uma grande equipa num grande estádio.
Ontem, pode ter-lhe escapado
PS - Esta semana, por razões pessoais, a Entrelinha está a sair com duas horas de atraso. A partir da semana que vem voltaremos ao horário habitual, entre as 8h30 e as 9h. Pelo facto peço desculpa.





