António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
Um golo contra a depressão
Análises

Um golo contra a depressão

Vitória SC e Sporting entraram deprimidos pelos resultados recentes e isso notou-se numa primeira parte jogada entre o medo de errar e a falta de ambição. O golo de Pedro Gonçalves mudou o jogo.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
abr 25, 2023
∙ Pago
9

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
Um golo contra a depressão
Partilhar
Pedro Gonçalves marcou a abrir a segunda parte o golo que abriu o Vitória SC-Sporting (Foto: Facebook Liga Portugal)

O Sporting ganhou ao Vitória SC em Guimarães, por 2-0, e continuou a sete pontos do SC Braga, terceiro classificado da Liga Portuguesa, mantendo dessa forma as ténues esperanças que ainda acalentará de chegar às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões nas cinco jornadas que faltam até final da época. O ponto final na 29ª jornada da prova foi colocado por um jogo que melhorou à medida que ia avançando no tempo, sobretudo depois de Pedro Gonçalves ter dado vantagem aos leões, logo a abrir a segunda parte. Para trás ficava um primeiro tempo desolador, jogado entre duas equipas deprimidas pelas séries de resultados recentes e presas entre o medo de errar de uns e a falta de ambição de ir em busca de sensações positivas dos outros. Flagrantemente superior durante os segundos 45 minutos, a formação de Rúben Amorim acabou por justificar a conquista dos três pontos, confirmados já em período de compensação com um segundo golo, de Arthur Gomes, mas não se livrou da reprimenda do treinador – que estava nas bancadas, castigado – a propósito da falta de velocidade que foi mostrando em campo.

O passado recente das duas equipas era ponto de passagem obrigatória para a mente dos 22 jogadores que entraram em campo. O Vitória SC, que chegou a parecer lançado para o quinto lugar e a certeza da entrada nas eliminatórias preliminares da Liga Conferência, tem estado irreconhecível desde a vitória sobre o Santa Clara, nos Açores (3-1), no início de Março. Depois desse jogo, somava quatro derrotas e um empate, três golos marcados e onze sofridos. O quinto lugar, na altura com cinco pontos de avanço sobre o sexto, transformara-se em mês e meio numa sexta posição, já a quatro pontos do quinto – e com a derrota de hoje, somada às vitórias de FC Arouca e FC Famalicão no fim-de-semana, é já sétima e deixa a qualificação europeia em sérios riscos. A timidez e a insegurança da equipa minhota explica-se por aí, já a falta de energia do Sporting encontra abrigo no desconsolo que foram a eliminação da Liga Europa, aos pés da Juventus, e os empates com Gil Vicente e FC Arouca, permitindo o alargamento do fosso para o SC Braga, que ocupa a última porta de entrada na milionária Liga dos Campeões. O percurso sem faltas dos bracarenses neste período chegou para deixar os leões tão deprimidos que, no jogo de Guimarães, apareceram mais uma vez apáticos, a demorar eternidades a iniciar cada ataque, à espera que o adversário desmontasse – o que também não acontecia – e a contribuir para o longo bocejo que foram os primeiros 45 minutos.

As crónicas analíticas de jogos são conteúdo exclusivo para subscritores Premium do meu Substack. Para continuar a ler, a ver os quadros táticos e a análise à arbitragem, avalie a possibilidade de subscrever.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar