Jogo do dia: Arsenal-Crystal Palace
Além de servir para o regresso a casa de Patrick Vieira, agora treinador do adversário, o jogo pode confirmar a recuperação dos "Gunners".
Vem aí a Liga dos Campeões e por isso é normal que esta segunda-feira não tenha previstos jogos entre grandes equipas nos principais campeonatos europeus. Haverá, ainda assim, um interessante dérbi londrino, norte contra sul, Arsenal versus Crystal Palace (20h, Sport TV1), ainda por cima marcado pelo regresso a casa de um dos “Invencíveis”: Patrick Vieira, que é hoje treinador do Palace, foi uma das estrelas da equipa que Arsène Wenger levou a ganhar a Liga sem derrotas, em 2003/04. As duas equipas andam ainda pela metade inferior da tabela da Premier League, mas o ressurgimento recente, que até levou Mikel Arteta a conquistar o prémio de treinador do mês, em Setembro, deu esperança aos “Gunners”. E uma vitória no dérbi de hoje deixá-los-á a dois pontos da zona europeia. Algo de impensável depois do início de época catastrófico vivido no Emirates.
A entrada em Setembro foi mesmo o ponto de viragem para o Arsenal. Depois da derrota por 5-0 em Manchester, contra o City, e de três jornadas sem pontos e sem golos marcados (0-9 era o score por essa altura), o Arsenal nunca mais perdeu e só sofreu um golo, marcado por Son, nos 3-1 ao Tottenham. Desde a derrota no Ettihad, quatro vitórias e um empate, com 8-1 nos golos, fizeram os adeptos acreditar que talvez fosse possível ter o clube de volta às provas europeias em 2022/23, algo que antes disso provocaria no máximo um sorriso trocista a quem quer que o ouvisse ou lesse. É verdade que, no último jogo, o Arsenal não foi além de um empate a zero em Brighton, mas se pontuar frente ao Palace repete uma série de seis jogos “úteis”, algo que já não conhece desde Maio, mês que fechou com cinco vitórias e um empate, num forcing que levou a equipa a acabar em oitavo lugar, a apenas um ponto de uma vaga na Liga Conferência.
Setembro foi, em contrapartida, um mês aziago para o Palace, que o abriu com um promissor 3-0 ao Tottenham, mas não voltou a ganhar. Apanhou 3-0 do Liverpool FC em Anfield e somou depois dois empates caseiros: 1-1 com o Brighton FC e 2-2 com o Leicester City. Fora de casa, o Palace não ganha desde Maio, quando se impôs por 2-0 no terreno do condenado Sheffield United. É curioso, no entanto, que a última vitória do Palace neste dérbi tenha acontecido no Emirates: foi em Abril de 2019 e a equipa então liderada por Roy Hodgson venceu por 3-2. A Patrick Vieira não se exige uma vitória no dérbi, mas algo terá de fazer para não continuar a ser criticado pelos adeptos saudosos do velho treinador inglês. Vieira é o quarto ex-jogador do Arsenal a defrontar a equipa enquanto treinador – e os três anteriores perderam sempre o primeiro jogo.
Desde essa vitória do Palace no Emirates, este dérbi viu três empates e um sucesso do Arsenal em Selhurst Park (3-1), em Maio. Em casa, o Arsenal não vence o Palace desde Janeiro de 2018 (4-1), sendo que sete dos últimos dez jogos entre estas duas equipas viram ambas as equipas marcar e acabaram acima dos 2,5 golos. Esses dados, contudo, contrastam com a forma mais recente das duas equipas. Só um dos nove jogos feitos pelo Arsenal esta época viu ambas as equipas marcar e só quatro acabaram com mais de 2,5 golos. No caso do Palace, três dos oito jogos oficiais feitos pela equipa de Vieira tiveram golos das duas equipas e cinco terminaram acima de 2,5 golos. Não se espera um assalto louco às duas balizas, portanto, até por estarem em campo dois treinadores adeptos da posse.