A maior batalha do jornalismo independente dos grandes grupos de média é, por estes dias, a divulgação, a capacidade para chegar ao público. Há por aí quem goste da minha abordagem ao futebol nacional e internacional, como há quem a despreze e há quem passe por ela com total indiferença. É normal que assim seja. O que já não é tão normal é que, tendo eu 77 mil seguidores no Facebook, 16 mil no Twitter, 6700 no Instagram e 6500 no YouTube, haja tanta gente "do futebol" (jogadores, treinadores, jornalistas, dirigentes, adeptos...) que nem sequer sabe o que eu estou a fazer além de ir de quando em vez à RTP.
A explicação é muito simples: as redes sociais deixaram de ser a melhor opção para divulgar o meu trabalho, porque favorecem as publicações polémicas, virais e que não levam as pessoas a clicar em links - isto é, que não levam as pessoas para fora das redes sociais. Prendem-nos ao conteúdo que elas querem que nós consumamos. Foi por isso que, há exatamente dois anos, entre dois caminhos, criei esta página no Substack, que como sabem - por serem subscritores - é uma plataforma que permite a criação de newsletters entregues diretamente aos interessados por Mail. O outro caminho era o de me transformar num polemista estéril, demagogo e oportunista ou um usurpador de conteúdos alheios. Essa quota já está, infelizmente, demasiadamente bem preenchida.
Já somos, no momento em que escrevo, 5515 a fazer parte desta comunidade. Mas quero que sejamos muitos mais interessados em "futebol de verdade". É por isso que de vez em quando venho agitar as hostes e foi por isso que decidi, a partir de Novembro, fazer todos os meses um give-away de cinco subscrições Premium mensais a quem mais me ajudar na divulgação do meu trabalho.
As regras são simples. Todos os meses vou premiar quem tiver feito mais partilhas dos meus conteúdos nas respetivas redes sociais. Não são partilhas das partilhas que eu faço no facebook, no Twitter ou no Instagram, atenção. São partilhas diretas dos textos que aqui vou publicando. No fim do mês, os primeiros cinco classificados ganham um mês de subscrição Premium e poderão ter acesso a todos os conteúdos que aqui estão e que vão aparecer.
Conto com a vossa ajuda! Obrigado!
António Tadeia
Discussão sobre este post
Nenhuma publicação
Tenho sugerido a familiares, amigo e desconhecidos! O problema hoje em dia é a leitura, já ninguém quer ler, o que é pena. Mas acho que vai "vamos lá" conseguir chegar á muito mais gente.
Partilho e continuarei a partilhar. Além de ser um exemplo na escrita desportiva, também o é na antena 1 logo de manhã, a falar. Parabéns e continuação de um excelente trabalho.