António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (405): González
F80

F80 (405): González

Scopelli chamou-lhe predestinado e o que González fez no Belenenses até à primeira lesão dava-lhe razão. Driblava, chutava, cruzava e defendia. Mas já era uma sombra quando foi bicampeão no FC Porto.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
jun 16, 2023
∙ Pago
6

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (405): González
3
Partilhar

Durante quatro anos, Francisco González foi uma das estrelas mais brilhantes do futebol em Portugal. O paraguaio que Alejandro Scopelli descobriu na lista de sobras do Real Madrid era mais do que suficiente para elevar o Belenenses a glórias a que o Restelo já não estava assim tão habituado naquele início dos anos 70. Melhor marcador da equipa a partir da ponta, ele era imprevisível no drible e nas deambulações pelo resto do campo, produzindo cruzamentos com olhos e remates com asas de onde quer que se encontrasse. Depois, a meio do quinto ano, veio uma rotura. Coisa simples, mas que se complicou de tal maneira que ele nunca mais foi o mesmo. De 1977 a 1981, González ganhou dois campeonatos, já ao serviço do FC Porto, mas não chegou a fazer 40 jogos, entre dois anos nas Antas e outros dois de volta ao Restelo. Pendurou as botas em 1982, aos 31 anos, quando percebeu que já nem para o Atlético, na III Divisão, tinha andamento. E isso notava-se tanto mais quanto os adeptos lembravam o jogador fogoso e imparável que ele tinha sido, sempre acima dos dez golos por campeonato no seu auge.

As biografias semanais do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar