António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (398): Carvalho
F80

F80 (398): Carvalho

Na baliza, Carvalho era um gigante. Era alto para a época, no seu metro e oitenta, mas era acima de tudo enérgico e autoritário, saía com tudo à bola e não se coibia de bater até nos companheiros.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
abr 18, 2023
∙ Pago
8

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (398): Carvalho
2
Partilhar

Joaquim Carvalho, o guarda-redes da equipa que ganhou o único troféu europeu da história do Sporting, a Taça dos Vencedores das Taças de 1964, foi o terceiro e último da trilogia de grandes guardiões barreirenses a brilhar nas redes de Alvalade, depois de Azevedo e Carlos Gomes. Foi contratado para substituir este último, em 1958, quando ele teve de fugir para Espanha, mas ainda levou um par de anos a ganhar a titularidade, que só cederia uma década depois a Damas, provavelmente o maior guarda-redes da história leonina. Não era dono da técnica e do instinto de Gomes ou Damas, que foram dois predestinados, mas impunha nas redes a sua estampa física e a coragem assumida nos duelos com os avançados, que assim que viam chegar a mancha negra se encolhiam com medo de se magoarem. Foi muito à custa do físico, portanto, que o “Cavalo”, como lhe chamavam os companheiros, ganhou três títulos de campeão nacional e a tal Taça das Taças, em cuja finalíssima teve de dar um par de estalos em Pérides, depois de este ter mostrado receio num lance dividido. “Foi para ele perder o nervoso”, explicou no final. E a verdade é que o moçambicano foi a tempo de ser um dos melhores em campo nessa tarde.

As biografias semanais do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar