António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (396): Manuel José
F80

F80 (396): Manuel José

Antes de ser um dos treinadores mais incisivos do futebol nacional, Manuel José foi um médio de capacidade técnica, visão de jogo e forte remate. Uma vez campeão no Benfica, nem foi receber a medalha.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
abr 09, 2023
∙ Pago
10

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (396): Manuel José
Partilhar

Um dos treinadores mais titulados do Mundo, com várias proezas no futebol africano, Manuel José foi um jogador de craveira média-alta em Portugal que cedo optou pela carreira no banco. Tinha 32 anos quando, empurrado pela descida de divisão do SC Espinho, que representava a partir do meio-campo, assumiu a equipa como treinador-jogador e conseguiu, logo à primeira tentativa, o regresso ao escalão principal. Corria o ano de 1979 e acabava naquele momento uma fase da vida deste algarvio de Vila Real de Santo António, que superou os 250 desafios na I Divisão como futebolista, à conta de atributos que viria a confirmar nos bancos, tais como a liderança firme, mas também de outros que acabaram quando acabou o futebolista, como o pontapé forte e certeiro. Um desses mais de 250 jogos ainda lhe valeu um título de campeão nacional, pelo Benfica, em 1969. Por considerar que não tinha tido contributo suficientemente válido para a conquista, no entanto, Manuel José nem sequer foi receber a medalha a que tinha direito.

As biografias semanais do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar