António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (389): Chalana
F80

F80 (389): Chalana

Era dos poucos capazes de resolver um jogo tanto pela genialidade individual como pela forma como potenciava a simplicidade coletiva. Chalana tinha tudo menos força psicológica e um físico à altura.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
fev 10, 2023
∙ Pago
9

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (389): Chalana
Partilhar

Quando se diz que a Chalana só faltava a mente para ser o melhor do Mundo, o Maradona de Portugal, está a cometer-se uma terrível injustiça. Porque Chalana tinha mente de futebolista. Nem a forma como era capaz de fazer da bola a extensão do seu corpo e entortava adversários só com um ligeiro movimento de anca, deixando-os por terra, o inibia de utilizar outra das suas maiores armas: a clarividência dentro de um campo, a capacidade para escolher sempre a melhor solução, fosse ela o drible, a mudança de velocidade, o passe curto, o passe longo, o cruzamento ou o remate à baliza. Chalana tinha tudo. Faltava-lhe apenas um físico mais robusto, mais resistente e, sim, uma forma mais sólida de lidar com as adversidades. Foi, mesmo assim, o maior da sua geração.

As biografias semanais do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar