António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (357): Neto
F80

F80 (357): Neto

Chamaram-lhe “Formiga” ou o “Sr. Movimento Perpétuo”. Neto era um médio combativo, que não parava de morder os calcanhares aos adversários. Foi bicampeão europeu no Benfica, mas não chegou à seleção.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
out 05, 2022
∙ Pago
1

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (357): Neto
Partilhar

José Neto era um operário. Em todos os sentidos da palavra. Trabalhava numa fábrica de cortiça, na margem sul do Tejo, e mostrava nos campos de futebol, ao domingo, com a camisola do CD Montijo, os mesmos atributos que se lhe viam durante a semana: voluntarismo total, um espírito gregário difícil de igualar. No futebol, era aquilo a que a dada altura passou a chamar-se um “carregador de piano”. E foi isso que, anos antes de se tornar selecionador nacional, na epopeia dos Magriços, nele viu Manuel da Luz Afonso, à data apenas dirigente do Benfica. E, importante, o dono da fábrica de cortiça onde trabalhava Neto.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar