António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (356): Rendas
F80

F80 (356): Rendas

Foi o autor do primeiro golo do Vitória FC na Liga, um abrir de portas para década e meia de dedicação em campo às únicas cores que conheceu. Primeiro enquanto futebolista e depois como dirigente.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
out 04, 2022
∙ Pago
5

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (356): Rendas
Partilhar

A história começa com uns 9-0. Os 9-0 com que a Espanha aviou Portugal, em Março de 1934, no apuramento para o Mundial de Itália. O resultado fez mexer a estrutura do futebol nacional e levou à adoção de um modelo diferente de competição, mais próxima da que tinham os espanhóis. A 20 de Janeiro de 1935 começava, então, o campeonato da I Liga, com oito equipas. E entre elas estava o Vitória FC, que tinha sido campeão regional de Setúbal e por isso ganhara assento entre os participantes. Ora na primeira equipa que o Vitória apresentou na prova, para uma visita ao Benfica nas Amoreiras, estava um rapaz de 17 anos chamado Aníbal Rendas. Não só estava, como deixou marca: fez o primeiro golo vitoriano na história da prova, reduzindo para 3-1 a expressão da primeira derrota sadina.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar