António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (342): Mlynarczyk
F80

F80 (342): Mlynarczyk

Campeão da Europa e do Mundo pelo FC Porto, em 1987, Mlynarczyk já chegou às Antas com um vasto currículo no Widzew Lodz e na seleção polaca, onde uma ressaca dele até foi pretexto para uma greve.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
set 21, 2022
∙ Pago
8

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (342): Mlynarczyk
1
Partilhar

Józef Mlynarczyk ficou ligado à primeira saga vencedora do FC Porto na Taça dos Campeões Europeus, porque foi ele que jogou a final de Viena, em 1987, na qual os dragões venceram o Bayern Munique, por 2-1, e arrecadaram o troféu. A proeza foi vista por cá como avassaladora, por já se ter tornado invulgar o nosso pequeno futebol impor-se a um gigante como era o clube alemão, mas este sempre gélido guarda-redes polaco não a estranhou. Já tinha dois Mundiais no currículo ao serviço da sua seleção e, durante duas épocas fabulosas, fez parte de um grupo do Widzew Lodz que andou a despedaçar favoritos como a Juventus, o Liverpool FC ou o Manchester United nas competições europeias. Foi nessa altura que Zbigniew Boniek, então seu companheiro de equipa e mais tarde craque universal em Itália, decretou a sua sentença: “Kolba – assim lhe chamavam – é o melhor guarda-redes do Mundo”.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar