António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (318): Cadete
F80

F80 (318): Cadete

Uma máquina goleadora que aprendeu com os melhores e encantou adeptos de Sporting e Celtic, Cadete ainda passou no Benfica antes de encarar a decadência e as dificuldades na vida após o futebol.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
ago 27, 2022
∙ Pago
3

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (318): Cadete
1
Partilhar

Cadete era um ponta-de-lança tipicamente britânico que nasceu em Moçambique de nacionalidade portuguesa. Tinha um tempo de salto e uma coragem misturada com agressividade no ataque à bola que faziam dele um cabeceador letal, apesar de não medir mais de 1,80m. Além disso era veloz e móvel, o que lhe permitia sucessivas desmarcações pelos corredores laterais, que chegaram a confundir alguns treinadores que foi conhecendo. “Tinham-me dito que ele era extremo direito”, regozijou-se Bobby Robson, quando finalmente apostou no jovem Cadete no meio do ataque e este lhe respondeu com golos atrás de golos. Cadete era, na verdade, um dos melhores pontas-de-lança da sua geração, a quem só terá faltado mais inteligência na gestão de carreira para evitar os achaques que o deixaram em situação de miséria quando acabou o futebol.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar