António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (304): Perfeito
F80

F80 (304): Perfeito

Apesar dos golos que marcava, Perfeito jogou por menos de uma década com a camisola do Belenenses. Mas serviu o clube por toda a vida, e ganhou finalmente a Taça de Portugal como diretor de futebol.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
ago 13, 2022
∙ Pago
1

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (304): Perfeito
Partilhar

Perfeito terá sido um bom extremo-direito. A média de golos por jogo que marcou com a camisola do Belenenses na Liga nas décadas de 30 e 40 não nos deixa mentir. Mas não se destacou em nenhum plano como no do amor ao clube que serviu sempre, primeiro como jogador, depois como dirigente e sócio de mérito. Apontado como exemplo de dedicação a uma causa, viveu de perto a conquista de uma Taça de Portugal em cada uma destas duas áreas de ação, mas fica na história sobretudo por uma frase: “Eu seria incapaz de jogar por outro clube, porque nesse caso não sentiria a camisola como sinto a do Belenenses”. A dedicação ao emblema marca-lhe a história de vida e a carreira de jogador, na qual se tornou praticamente irrelevante depois dos 28 anos, quando deixou de ser opção frequente, não chegando a entrar em campo nas conquistas de dois campeonatos de Lisboa e de uma Taça de Portugal.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar