António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (289): Vasques
F80

F80 (289): Vasques

Era o artista dos Cinco Violinos. Se Peyroteo era potência, Jesus Correia velocidade, Albano drible e Travaços inteligência, Vasques era a filigrana. Dele, o Sporting esperava tudo menos o normal.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
jul 29, 2022
∙ Pago
4

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (289): Vasques
Partilhar

Desprezava as soluções simples, preferindo adornar cada lance, pintar uma tela em cada jogada, mas nem essa faceta artística o impediu de ficar na história do Sporting como um dos mais bem-sucedidos atacantes do clube e do futebol português. O fino recorte que emprestava a todas as suas jogadas, mas também a dificuldade que tinha em manter constante o rendimento, em interessar-se por todas as bolas, até pelas mais reles, levaram Tavares da Silva, jornalista e treinador, a chamar-lhe, primeiro, «Galgo de Raça», e, mais tarde, «Malhoa», apodo a que ficou ligado para o resto da vida Manuel Vasques, o mais discutido dos «Cinco Violinos», a lendária linha atacante que fez as delícias dos adeptos do Sporting no final dos anos 40.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar