António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (288): Simões
F80

F80 (288): Simões

Era um defesa-central com técnica de médio e o complemento ideal para o explosivo Freitas no primeiro FC Porto campeão de Pedroto. Mas a carreira de Simões passou ainda por Académica e Portimonense.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
jul 28, 2022
∙ Pago
2

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (288): Simões
1
Partilhar

Poucos jogadores terão tido a longevidade profissional de Simões, um dos defesas-centrais do primeiro FC Porto campeão com José Maria Pedroto. Foram 20 anos entre a Académica, onde nasceu e acabou, o FC Porto, que o elevou até ao patamar da seleção nacional, e o Portimonense, onde mostrou que os cuidados que sempre teve com a alimentação e a preparação lhe tinham valido de alguma coisa e que o facto de ter sido superado nas Antas pelo mais jovem Lima Pereira não equivalia à necessidade de meter logo ali os papéis para a reforma. A técnica e a clarividência tática, que pôde desenvolver na formação como médio, faziam dele o complemento ideal para o mais explosivo Freitas, o seu parceiro na equipa que permitiu ao FC Porto interromper o jejum de títulos mas também depois no Portimonense, para onde se transferiu quando viu que tinha perdido espaço nos azuis e brancos.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar