António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (280): Raúl Oliveira
F80

F80 (280): Raúl Oliveira

É o Mister Leixões. Raúl Oliveira, o “Grua”, subiu a equipa de Matosinhos aos 19 anos, jogou 17 temporadas na I Divisão antes de abandonar e de ver o clube cair de novo, já sem ele.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
jul 20, 2022
∙ Pago

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (280): Raúl Oliveira
Partilhar

Raúl Oliveira é o jogador mais emblemático da história do Leixões. Não só por ter estado na equipa que conseguiu a promoção à elite, em 1959, na sua primeira época de sénior, e por ter ajudado a aguentar o clube na I Divisão durante 17 anos, só para o ver cair de novo nos escalões secundários assim que ele acabou a carreira, em 1976, mas também porque simbolizava o espírito do que era ser Leixões por aqueles tempos, nos quais chegou a deixar de jogar para ser treinador em três ocasiões, voltando depois de completada a missão de serviço. Ao mesmo tempo que jogava contra os maiores craques do país, na função de defesa-esquerdo, o “Grua”, assim lhe chamavam por ser alto e esguio, entrava pela casa dos cidadãos matosinhenses com regularidade para lhes ler os contadores de água e de luz, porque era essa a sua profissão. E, seja qual for a contagem que façamos, é sempre o homem com mais jogos pelo Leixões na I Divisão.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail ou poder ouvi-las no meu canal de Telegram.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar