António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (254): Abílio
F80

F80 (254): Abílio

Foi campeão no FC Porto, recordista no Salgueiros e jogador-emblema do Leixões. A Abílio, 13 épocas seguidas na I Divisão, ficou a faltar defender as cores do Boavista do seu coração.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
jun 24, 2022
∙ Pago
2

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (254): Abílio
Partilhar

O físico não o recomendava para grandes feitos no futebol. Abílio Novais nunca passou do metro e 65 de altura, mas aquilo que a natureza não lhe deu em centímetros deixou-lhe de sobra em agilidade mental. Formado como lateral-direito no FC Porto, onde ainda passou dois anos à sombra do eterno João Pinto, foi como médio cerebral que se destacou no Salgueiros ou no regresso ao Leixões, onde primeiro se converteu numa espécie de extensão em campo do treinador, Carlos Carvalhal, e depois o substituiu no banco, a marcar o início do trajeto de regresso dos matosinhenses à I Divisão. Abílio era um médio fino, extraordinário nas bolas paradas, frágil mas regular, como se prova pelas 120 jornadas consecutivas que passou em campo com a camisola do Salgueiros, entre Dezembro de 1995 e Maio de 1999, quando se deixou seduzir por Carlos Manuel e seguiu o treinador que mais dele tirara para o Campomaiorense.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar