António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (24): Nené
F80

F80 (24): Nené

Dele se dizia que não sujava os calções, mas Nené sabia bem porquê. Foi por dosear o esforço que jogou 18 campeonatos pelo Benfica, ganhando dez e sendo oito vezes o melhor marcador do clube.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
nov 20, 2021
∙ Pago
1

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (24): Nené
Partilhar

Toda a vida manteve uma relação estranha com os adeptos do clube cujo emblema defendeu do primeiro ao último dia em campo, o Benfica. Era um avançado veloz e inteligente, com faro de golo, mas pouco dado a correr só para entusiasmar quem estava na bancada ou a mandar-se para o chão para fazer urrar a multidão. Os detractores acusavam-no, por isso, de falta de empenho e apresentavam o branco dos calções, que mantinha imaculados até aos 90 minutos de cada jogo, como prova do crime. Sucede que Nené só fugia do choque porque encontrava sempre um caminho melhor, mais eficaz, ainda que menos espalhafatoso. Só assim se explicam os 18 campeonatos feitos no Benfica, com 10 títulos ganhos, ou os 422 jogos de I Divisão que ainda hoje permanecem como recorde do clube, com 263 golos inscritos na prova em seu nome ao longo de mais de década e meia.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Avalie a hipótese de subscrever ou de mudar o seu plano de assinatura para continuar a ler e receber cada novo “cromo” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar