António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (235): Manuel Fernandes
F80

F80 (235): Manuel Fernandes

Maior símbolo vivo da história do Sporting, Manuel Fernandes só está atrás de Peyroteo em golos marcados de leão ao peito. Começou na CUF e foi acabar ao Vitória FC.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
jun 05, 2022
∙ Pago
7

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (235): Manuel Fernandes
2
Partilhar

Símbolo do Sporting para um par de gerações, bem pode dizer-se que Manuel Fernandes tinha o destino traçado. A mãe, Justina, que morreu tinha Manuel 11 anos, disse-lhe um dia que ele havia de jogar na CUF e no Sporting. E ele assim fez. Depois de um preâmbulo no Sarilhense, passou seis épocas nos verdes do Barreiro antes de chegar a goleador, capitão, treinador e dirigente do Sporting, o clube pelo qual o seu coração batia desde tenra idade. Tudo somado, ter-lhe-ão faltado títulos, reflexo de uma altura em que os leões não só já não eram a maior potência futebolística do país como viram o FC Porto crescer para se bater em primeira instância com o Benfica. A qualidade, porém, esteve sempre lá, como se percebia na técnica, no instinto e na inteligência do homem que reforçou o seu lugar na história do futebol português por ter feito quatro golos nos célebres 7-1 ao Benfica.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar