António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (229): Lufemba
F80

F80 (229): Lufemba

Diz quem o viu surgir no futebol angolano do início da década de 80, que Lufemba era assim uma espécie de Messi. O seu talento justificava mais, mas em Portugal nunca chegou a um grande.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
mai 30, 2022
∙ Pago
4

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (229): Lufemba
1
Partilhar

Lê-se sobre Lufemba e a conclusão a que se chega é invariável: craque. Ainda há uns meses Henrique Calisto, que o treinou no Varzim, o reforçou à Radio Renascença: “era um criador nato, tecnicamente um dos melhores que vi jogar”, disse. E, no entanto, depois de ter deixado água na boca dos adeptos de futebol angolanos, quando decidiu deixar o Petro Atlético e emigrar para Portugal, um pouco à boleia de Vata, que já por cá andava, Lufemba nunca atingiu o patamar que o seu imenso talento justificava. A falta de cabelo fazia com que parecesse mais velho, mas o médio angolano tinha então apenas 24 anos. Bem a tempo de fazer uma carreira que nunca lhe sorriu e que o levou a alternar entre a I e a II Divisão, no Varzim, no Vitória SC e no GD Chaves antes de se lhe perder o rasto.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar