António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (223): Prokopenko
F80

F80 (223): Prokopenko

Chegou a Portugal para jogar no SC Braga e passou por cá mais cinco épocas, com três subidas de divisão por Santa Clara, Varzim e Estrela da Amadora. Prokopenko era um avançado que pedia ataque.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
mai 24, 2022
∙ Pago
2

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (223): Prokopenko
Partilhar

Não era suposto que lhe pedissem para maravilhar, que isso ele não fazia. Mas metia uma frieza soviética no labor de empurrar bolas para a baliza. Dmitriy Prokopenko foi um dos primeiros russos a chegar ao futebol português, depois de ver esgotado o seu percurso no então europeu Torpedo de Moscovo. Não conseguiu impor-se em Braga, onde chegou em 1997, mas tornou-se depois especialista em subidas de divisão, que alcançou com três camisolas diferentes: as do Santa Clara, do Varzim e do Estrela da Amadora. Sempre com os mesmos argumentos: não era um primor de técnica, mas tinha escola, conhecia os movimentos pedidos a um ponta-de-lança. E garantia sempre uma boa marca de golos por época, desde que integrado em equipas de ataque, que soubessem aproveitá-lo.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar