António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (218): Jorginho
F80

F80 (218): Jorginho

Veio para Portugal pela mão do tio, que jogara no FC Porto e no Varzim. Sempre rigoroso na defesa das suas equipas, chegou ao Sporting após quatro excelentes anos no GD Chaves.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
mai 19, 2022
∙ Pago
3

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (218): Jorginho
Partilhar

A vitória de Jorginho no futebol português foi, acima de tudo, a vitória do rigor e da persistência. Saído de uma geração em que o Brasil começou a exportar defesas-centrais em doses industriais, teve de subir a pulso uma encosta que começava em Viseu, quase como refugiado ou fugitivo do Madureira EC. Passou por vários clubes modestos antes de se tornar uma das almas do GD Chaves europeu e de chegar ao Sporting, onde no entanto não teve mais sorte do que tinha tido na primeira ascensão ao topo do futebol nacional, no Boavista, uns anos antes, passando grande parte da época no banco. Como nunca foi de se acomodar, aceitou regressar à luta diária pela permanência ou pela subida de divisão e, até acabar a carreira, com 35 anos, foi sempre um baluarte em todas as equipas que representou.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar