António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (192): Balacó
F80

F80 (192): Balacó

Aguerrido e lutador, era um defesa-central implacável, apesar da baixa estatura. Jogou no SC Espinho e no Portimonense, mas chegou a estar na agenda do Sporting, quando para lá foi Manuel José.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
abr 24, 2022
∙ Pago
3

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (192): Balacó
Partilhar

Seis anos na I Divisão bastaram a Balacó para se tornar uma figura emblemática do futebol português na década de 80. Não eram só o bigode farfalhudo e a farta cabeleira, a enorme tatuagem no braço direito, na altura invulgar, nem a alcunha tão pitoresca ou o arreganho com que se entregava às marcações e que fazia do seu nome sinónimo de defesa-central durão. Era tudo somado. Jogador de estatura mediana e técnica abaixo dos requisitos indispensáveis, fazia da entrega e da concentração as armas que lhe valiam para se fixar como referência indiscutível de equipas do meio da tabela para cima, tendo chegado a ver entre-abertas as portas do Sporting, quando para lá foi Manuel José, um dos treinadores da sua vida.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar