António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (189): Silvino
F80

F80 (189): Silvino

Década e meia com a camisola do Barreirense deu-lhe para tudo. Para fazer mais de 200 jogos na I Divisão, ser três vezes campeão da segunda e chegar outras três à meia-final da Taça de Portugal.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
abr 21, 2022
∙ Pago
3

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (189): Silvino
Partilhar

Cresceu a ouvir falar das proezas do irmão Joaquim, já que sendo 19 anos mais novo não teria grande memória vivida da tarde de 1938 em que ele fez onze dos 16 golos com que o Barreirense bateu o Amora, num jogo do regional de Setúbal. Meia dúzia de anos mais tarde, lá estava Silvino Preto a envergar a mesma camisola às listas brancas e vermelhas que estava destinada aos melhores do Barreiro e que foi a única que vestiu em toda a sua vida de futebolista. Mas ao invés do irmão, não tinha o golo como objetivo – a sua missão era evitá-los. A jogar em qualquer dos três postos da defesa ou até como médio, impôs a sua lei durante década e meia, sempre com o mesmo emblema, acumulando mais de 200 jogos na I Divisão e a braçadeira de capitão quando a despromoção de 1964 o impeliu a pendurar as chuteiras.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar