António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (181): José Augusto
F80

F80 (181): José Augusto

Oito vezes campeão em onze anos no Benfica, José Augusto é ainda, com Coluna, o único a ter estado nas cinco finais europeias dos encarnados na década de 60. E já não enganava no Barreirense.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
abr 13, 2022
∙ Pago
4

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (181): José Augusto
Partilhar

Uma das maiores figuras da história do Benfica, respondeu sempre presente quando se tratou de elevar bem alto o nome do clube, tanto a nível nacional como europeu. Em onze anos de águia ao peito, foi oito vezes campeão nacional e forma, com Coluna, o par de homens que esteve em todas as finais europeias dos encarnados na década de 60, as duas ganhas mas também as três perdidas. Com um físico de ferro, chegou a ser considerado pelo “L’Équipe” o melhor extremo-direito da Europa, o “Garrincha português”, na pena de Gabriel Hanot. O veloz barreirense, no entanto, era mais do que um extremo. Tinha golos nas botas e, sobretudo, na cabeça, porque desenhava trajetórias de corrida que tanto favoreciam a sua capacidade inigualável de cruzar e servir os avançados-de-centro como a própria chegada à área, onde fazia valer um remate seco e certeiro, mas também o poder de impulsão que lhe sobrara do início de carreira no basquetebol.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar