António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (174): Frederico
F80

F80 (174): Frederico

Quase duas décadas de I Divisão fizeram de Frederico um dos nomes incontornáveis dos estádios nacionais. Campeão no Benfica, seguiu João Alves para o Boavista, o Vitória SC e o Estrela da Amadora.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
abr 06, 2022
∙ Pago
7

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (174): Frederico
2
Partilhar

Aguentar quase vinte anos na I Divisão não é fácil. Mas foi isso que fez Frederico, um dos últimos graduados na “universidade do futebol” do Barreiro, que tantos craques deu aos relvados nacionais. Muitos se lembram dele como campeão nacional pelo Benfica, no início da década de 80, ou então como internacional no milagre de Estugarda, em 1985. Mas a história de Frederico Rosa no topo do futebol nacional começou dez anos antes, em Dezembro de 1975, com a camisola da CUF, e só viria a terminar quase dez anos depois, em Junho de 1994, ao serviço do Estrela da Amadora. Foram mais de 350 jogos que o tornam um fenómeno de durabilidade só possível porque ao futebol físico, de marcação, juntou sempre uma leitura de jogo ímpar, que lhe permitia brilhar em antecipação, mesmo quando a velocidade já não era a mesma.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar