António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (164): Artur
F80

F80 (164): Artur

Em quase 300 jogos oficiais, nunca marcou um golo, mas a sua tarefa era evitá-los e isso fazia com classe e segurança. Impôs-se no Benfica dos anos 50, saindo porque se desentendeu com Guttmann.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
mar 27, 2022
∙ Pago
5

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (164): Artur
1
Partilhar

Jogador de uma regularidade impressionante, que cumpria sempre o que lhe era pedido e que, por isso mesmo, raramente saía da equipa, acabando vários campeonatos como totalista, Artur Santos chegou a capitão do Benfica, mas viu a carreira abruptamente interrompida antes de chegar aos 30 anos porque não aceitou que Bela Guttmann voltasse a desviá-lo do centro para a direita da defesa, onde tinha começado o seu trajeto. Isso nunca pôs em causa a sua dedicação à causa encarnada, que continuou a servir como e sempre que podia, mas impediu-o de estar no auge europeu de uma equipa que ele ajudou a construir. Ainda assim, os quase 300 jogos que fez com a águia ao peito e os vários títulos conquistados não mentem: estamos perante uma das maiores figuras da história do Benfica.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar