António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (163): Júlio
F80

F80 (163): Júlio

Passou oito anos no FC Porto, mas foi sobretudo no Varzim e no Boavista que se tornou goleador de referência. Decidiu uma Taça de Portugal e uma Supertaça e ficou a uns óculos de ser internacional AA.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
mar 26, 2022
∙ Pago
5

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (163): Júlio
Partilhar

Lembrar Júlio, um avançado valente e goleador que andou pelos campos portugueses nos anos 70 e 80, passa sempre por recordar a história triste de como quase jogou pela seleção. Era um dos destaques do Boavista e do campeonato, Juca convocou-o para um jogo com Israel e a 20 minutos do fim mandou-o aquecer. O atacante fê-lo com a vontade e a galhardia que eram seu apanágio, correu ao longo da linha e, chegado ao fim do percurso, voltou para trás, sem saber que era seguido de perto pelo preparador físico, José Falcão, e pelos seus óculos garrafais. Deu-se a colisão e Júlio fraturou o nariz, já não chegando a entrar em campo. Júlio nunca mais voltou à seleção, mas prefere certamente lembrar os troféus que ganhou com golos marcados em nome próprio nas finais, como a Taça de Portugal de 1978/79 ou a Supertaça da época seguinte.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar