António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (153): Acúrcio
F80

F80 (153): Acúrcio

Duas vezes campeão no FC Porto, Acúrcio acumulava as balizas do futebol com o ataque no hóquei em patins. E nos relvados até fez um golo de baliza a baliza, num jogo em que depois partiu um braço.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
mar 16, 2022
∙ Pago
6

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
F80 (153): Acúrcio
Partilhar

Tinha tudo para ser um daqueles heróis de capa e espada tão em voga na década de 50. Era guarda-redes, o mais solitário dos postos de uma equipa de futebol, mas também jogava ao ataque, no hóquei em patins, que foi o seu primeiro e último amor. Internacional nas duas modalidades, Acúrcio Carrelo teve momentos épicos na sua ainda assim curta carreira na baliza do FC Porto e da seleção nacional, como o do golo que marcou de baliza a baliza, a José Pereira, no Restelo, num jogo que acabou com um braço partido. Foi em Março de 1958 e três anos depois, aos 30, decidiu deixar as redes para voltar a Moçambique, onde o profissionalismo futebolístico ainda não lhe impunha que largasse os patins que lhe tinham marcado o crescimento.

As biografias diárias do F80 são um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Subscreva ou mude o plano de assinatura para continuar a ler este texto e para receber cada nova “cromobiografia” por Mail.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar