Encontros com a história
O Benfica já está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. FC Porto e Sporting terão uns 29 por cento de hipóteses de garantir um trio português inédito na fase a eliminar. Tudo numa semana.
O Benfica já lá está, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, atingidos não com uma, mas com duas demonstrações de superioridade sobre a Juventus, e até pode vir a beneficiar da urgência dos italianos pontuarem na última ronda, de forma a garantirem a Liga Europa, para se sobrepor ao Paris Saint-Germain na luta pelo primeiro lugar do grupo – o que seria deveras extraordinário. Hoje é a vez de FC Porto e Sporting fazerem pela vida. Os dois terão missões bem mais complicadas, porque já perderam dois jogos cada um, mas continua a ser possível sonhar com um inédito pleno de três apurados. O site norte-americano FiveThirthyEight quantifica em apenas 29 por cento as chances de virmos a ter os três representantes na fase a eliminar, mas independentemente de isso vir a suceder há condições para esta ser a melhor temporada de sempre de Portugal na Champions.
É curioso que isso suceda num ano em que muito provavelmente vamos perder o sexto lugar no ranking – e a possibilidade de uma terceira vaga na nova Champions, em 2024 – para os Países Baixos, mas isso, como já expliquei, tem mais que ver com o comportamento da nossa classe média do que com o que fazem as equipas que temos na Liga dos Campeões, a jogar com os grandes tubarões. As equipas portuguesas estão a uma vitória (e têm cinco jogos para a somar) de igualar a melhor participação nacional de sempre, que foram os 26 pontos de 2014/15. E, com um saldo provisório de 7-2-4 (sete vitórias, dois empates e quatro derrotas) parecem em excelente posição para terminar a atual fase de grupos com mais sucessos do que desaires, algo que também não conseguem desde 2014/15. Essa época, que no entanto viu apurar-se apenas o FC Porto – com o Sporting a cair para a Liga Europa e o Benfica a ficar mesmo fora das provas europeias –, foi a única das sete em que tivemos três equipas na Liga dos Campeões que terminámos com saldo positivo (7-5-6). E isto, deve dizer-se, não é algo de absolutamente corriqueiro.
Em Espanha, por exemplo, já se grita “Crise!”. O Real Madrid está já apurado para defender o título, o Sevilha FC é uma das oito equipas já eliminadas, e o mesmo FiveThirthyEight dá só um por cento de possibilidades de os espanhóis virem a ter um trio nos oitavos-de-final, para o que seria necessário o apuramento em conjunto de FC Barcelona e Atlético Madrid (este no grupo do FC Porto). Os espanhóis estão mesmo com saldo negativo entre vitórias e derrotas (6-5-7), algo que já não conheciam há muitos anos. Tirando os ingleses, que já apuraram o City e o Chelsea e podem até já hoje juntar-lhes o Liverpool FC e o Tottenham, e os alemães, que já qualificaram o Bayern e o Borussia Dortmund e têm o RB Leipzig relativamente bem colocado – e o Leverkusen e o Eintracht Frankfurt ainda na luta, mas os dois em pior situação – só a Itália poderá ainda vir a ter três equipas na fase a eliminar. A Juventus foi eliminada, mas o SSC Nápoles já lá está e o Inter e o Milan têm boas chances: o mesmo FiveThirthyEight quantifica em 68 por cento as chances de haver um trio transalpino nos oitavos-de-final da prova.
O Sporting até pode ser eliminado já hoje, se perder em Londres com o Tottenham e ao mesmo tempo o Olympique Marselha ganhar em Frankfurt ao Eintracht. É, se pensarmos pela negativa, menos decisivo o dia de hoje para o FC Porto, porque mesmo perdendo sabe que uma vitória no último dia, em casa contra o Atlético Madrid, o qualificará sempre. Contudo, ganhando hoje em Bruges, os dragões até podem apurar-se já, desde que os espanhóis não vençam em casa o Leverkusen. Improvável? Sim, mas possível, tendo em conta aquilo que tem mostrado a equipa de Simeone. Ao contrário, mesmo que ganhe hoje em Londres, o Sporting só poderá festejar já o apuramento se houver empate entre Olympique Marselha e Eintracht Frankfurt. O mais provável é, por isso, que tanto leões como dragões entrem para a jornada decisiva de 1 de Novembro com aspirações. Com nove das 16 equipas já apuradas para a fase seguinte – e serão provavelmente 11 ao fim do dia de hoje –, Benfica e FC Bruges são, para já, os únicos representantes seguros vindos de fora das Big Five. FC Porto, Sporting, RB Salzburgo e Shakhtar Donetsk ainda podem aumentar este lote para seis apurados em 16 – até o Ajax tem chances, ainda que mínimas. No ano passado tivemos quatro representantes dos campeonatos, por assim dizer, normais, em 16 apurados – Benfica, Ajax, RB Salzburgo e Sporting. Há dois anos só lá tinha estado o FC Porto. E há três épocas o lote dos 16 oitavo-finalistas tinha sido exclusivo das cinco maiores ligas, com quatro espanhóis, quatro ingleses, três alemães, três italianos e dois franceses. Por aqui se vê em que medida as equipas portuguesas têm encontro marcado com a história nestes sete dias que se seguem.