António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
Dois gémeos diferentes
Data Journalism

Dois gémeos diferentes

Benfica e Sporting não são assim tão parecidos como indicam os 78 pontos e os golos das primeiras 32 jornadas da Liga. Os números apontam para algumas diferenças que os tornam especiais.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
mai 06, 2025
∙ Pago
12

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
Dois gémeos diferentes
1
Partilhar
Trincão representa um Sporting mais driblador e Florentino um Benfica mais forte no desarme (Foto: Facebook Liga Portugal)

Palavras: 2023. Tempo de leitura: 13 minutos (áudio no Telegram).

Se está mesmo profundamente convencido de que, entre Sporting e Benfica, a sua equipa é assim tão incomensuravelmente superior à do adversário como tem lido por aí, naqueles perfis de credibilidade duvidosa mas clubismo acentuado que lhe inundam a timeline, pois pode já começar a desenganar-se, que Leões e Águias não são gémeos só nos 78 pontos que somam à entrada para o decisivo dérbi de sábado. Ou nos golos marcados e sofridos, aspeto no qual os três de vantagem verde-e-branca (85-26 contra 82-26) são uma pequena gota no oceano de que se fazem as 32 jornadas já disputadas nesta Liga. Recorri ao Radar da GoalPoint para ver o que é que cada candidato ao título tem feito melhor do que o outro e aquilo que descobri foram semelhanças na maior parte dos ítems, mas algumas diferenças impactantes. Por exemplo: o Sporting tem mais bola e soma mais ações na área adversária, mas o Benfica superioriza-se no último terço e nos Golos Esperados – mesmo que os Leões rematem mais. O Benfica obtém mais ações defensivas dentro do meio-campo adversário, mas o Sporting tem sido mais seguro no passe e melhor no drible – mesmo que, depois, ao contrário do que será senso comum, as Águias pratiquem mais o passe progressivo. Uma a uma, analiso aqui as semelhanças e as diferenças entre os dois grandes de Lisboa, que no sábado se baterão pelo título de campeão nacional.

Este artigo é um conteúdo apenas disponível para assinantes Premium. Avalie a hipótese de subscrever ou de mudar o seu plano de assinatura para continuar a ler, apoiar o jornalismo independente e passar a receber outros textos deste género.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar