António Tadeia

António Tadeia

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
A teoria do mal menor
Análises

A teoria do mal menor

SC Braga e Santa Clara quiseram ganhar, mas foram sempre curtos para o conseguir. Evitaram a derrota, o que, sendo o menor dos males, pode ter-lhes comprometido os objetivos do fim de época.

Avatar de António Tadeia
António Tadeia
mai 04, 2025
∙ Pago
4

Share this post

António Tadeia
António Tadeia
A teoria do mal menor
1
Partilhar
Gharbi tenta passar por Calila, na versão invertida do duelo que originou o primeiro golo do jogo (Foto: Facebook Liga Portugal)

Palavras: 2273. Tempo de leitura: 13 minutos (Texto sem áudio no Telegram). Quadros táticos: 6

SC Braga e Santa Clara precisavam de ganhar, para manterem as distâncias em relação ao FC Porto e ao Vitória SC, pelo que o empate registado no jogo entre eles (1-1), sendo uma espécie de mal menor, não deixou de ser um mal. Os minhotos deixaram fugir o terceiro lugar para o FC Porto, ainda que por uma diferença de apenas cinco golos, e começam a ter de encarar a possibilidade de jogar as pré-eliminatórias antes de poderem entrar na próxima Liga Europa. E os açorianos viram o Vitória SC alargar para três pontos a distância que os separa da entrada na próxima Liga Conferência. Como já sabiam os resultados dos adversários mais próximos, as duas equipas quiseram ganhar – ainda que tenham usado métodos diferentes, mais volume o SC Braga, mais ataque furtivo o Santa Clara. Nem uma nem a outra foram particularmente competentes na metade ofensiva do jogo, o SC Braga devido a uma insistência ainda maior do que tem vindo a ser habitual nos cruzamentos, o Santa Clara por causa da incapacidade para aproveitar o alongar das linhas adversárias com boas decisões no último terço. E, não servindo o interesse de nenhuma das equipas, o empate acaba por refletir com justiça o quão curtas as duas foram.

As estatísticas finais do jogo da GoalPoint (para mais detalhes clique na imagem) mostram que apesar de ter tido mais volume, o SC Braga não criou assim tanto mais perigo

A crónica analítica do Jogo da Semana é um conteúdo exclusivo para subscritores Premium do meu Substack. Para continuar a ler e a ver os quadros táticos, avalie a possibilidade de fazer o upgrade da sua subscrição.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 António Tadeia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar